SP: Governador inaugura piscinão da Ford e anuncia reservatório para o Bairro Taboão

Oscar Jupiracy

O piscinão do Bairro Taboão, construído por meio de parceria do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Bernardo e das empresas Ford do Brasil e Bombril, doadoras de parte do terreno foi inaugurado na quarta-feira, dia 11, pelo prefeito de São Bernardo, William Dib e pelo governador de São Paulo, José Serra. Segundo Dib, o piscinão já cumpriu suas funções com as chuvas de janeiro e fevereiro mesmo antes de ser inaugurado. “Esse reservatório será muito importante para São Caetano, para via Anchieta e São Bernardo para manter as empresas na cidade e conseguir o desenvolvimento econômico tão desejado”, disse.

O governador José Serra anunciou a licitação para as obras do piscinão no Bairro Taboão entre as ruas Polônia e Birmânia, que beneficiará 100 mil moradores das regiões de Vila Esther, Jardim Maravilha e Jardim Vera Lúcia, em São Bernardo. O piscinão terá capacidade de retenção de 180 mil metros cúbicos e um custo de R$ 14 milhões.

Ford- O tanque de contenção está numa área de 75 mil metros quadrados e poderá deter um volume de água de 340 mil metros cúbicos. É o segundo maior piscinão da cidade. Sua obra durou 22 meses e o investimento total foi de R$ 17,5 milhões. Segundo o prefeito de São Bernardo, William Dib, a obra promoverá ainda mais o desenvolvimento do Grande ABC, tornando a região atrativa para as empresas.

A entrega do piscinão permitirá a elevação da pista central da via Anchieta, já que a obra na rodovia não poderia ser feita antes porque aumentaria o problema de enchente em São Caetano. Conforme previsões do secretário de Obras de São Bernardo, Erival Daré, o reservatório deverá beneficiar 50 mil pessoas dos bairros da área industrial da fábrica da Ford do Brasil e da Bombril e do Jardim São Caetano, Vila Belvedere e São José, em São Caetano. O objetivo dos tanques é minimizar os efeitos das enchentes, não apenas nas regiões onde estão localizados, mas em toda a Grande São Paulo, trabalhando de forma integrada. Os reservatórios são controlados pelo Centro de Controle Operacional, órgão ligado ao Governo do Estado.

O piscinão da Ford é o oitavo a ser entregue em São Bernardo. Com isso, a capacidade total de detenção de água no município é de 1.392.450 metros cúbicos. Desde 1999, já estão em pleno funcionamento os reservatórios da Paulicéia com capacidade de 380 mil m³, Demarchi, 170 mil m³, Vila São José, 190 mil m³, Praça dos Bombeiros, 34 mil m³, Canarinho, 95 mil m³, Vila Rosa, 113.450 m³ e Capitão Casa, 50 mil m³.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: