Socialista Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia da República

Mundo Lusíada
Com Lusa

Milhares marcham em Lisboa em frente ao Parlamento. MIGUEL A. LOPES/LUSAO deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi eleito presidente da Assembleia da República nesta sexta-feira, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, defendeu que a “história de compromissos e convergências” tem “forçosamente de se repetir” no tempo atual em que “nenhuma força teve maioria absoluta” e a responsabilidade de todos “é acrescida”.

“A nossa história de compromissos e convergências tem forçosamente de se repetir neste tempo novo em que nenhuma força teve maioria absoluta. Neste contexto, a responsabilidade de todos os grupos parlamentares é acrescida”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues no discurso que proferiu após ser eleito presidente do parlamento.

O socialista que ocupa agora o segundo lugar na hierarquia do Estado argumentou que “assim como não há deputados de primeira e segunda, também não há grupos parlamentares de primeira e de segunda, coligações aceitáveis e outras banidas” e exigiu respeito pela “soberania da Assembleia da República”.

PSD aceita mas critica

O líder parlamentar do PSD afirmou aceitar a eleição do deputado do PS para presidente da Assembleia da República, embora tenha criticado a quebra de uma tradição e o teor do discurso do socialista.

Na sua intervenção, Luís Montenegro lamentou que a eleição de Ferro Rodrigues tenha representado uma quebra da tradição parlamentar, já que na história da democracia portuguesa o presidente da Assembleia da República saiu sempre da maior bancada.

Luís Montenegro criticou também a ausência de imparcialidade presente no primeiro discurso do novo presidente do parlamento e exigiu o respeito pela vontade popular expressa nas últimas eleições legislativas, em que venceu a coligação PSD/CDS.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: