Presidente do CDS anuncia criação de núcleos do partido no Brasil

Foto Ronaldo Andrade

Mundo Lusíada

A presidente nacional do CDS desde 2016, reeleita em 2018, Assunção Cristas esteve no Brasil, em encontro com integrantes da comunidade portuguesa.

Durante evento em Santos, Assunção Cristas anunciou que o partido vai criar núcleos de pessoas que queiram representar o partido fora de Portugal. A iniciativa vai ao encontro do questionamento dos partidos portugueses de terem maior participação da diáspora portuguesa em eleições.

Ao Mundo Lusíada, ela confirmou que esteve no ato de fundação do primeiro núcleo do CDS no Brasil, aberto em Santos. “Teremos também em São Paulo, no Rio de Janeiro, estamos a procurar as pessoas certas para começar conosco neste trabalho de grande proximidade com as comunidades, para ouvirmos as preocupações das comunidades e para sermos uma voz cada vez mais ativa dessas comunidades”.

O local escolhido para o início dos trabalhos foi a cidade de Santos, no litoral paulista, mas o trabalho será “intenso” diz Cristas. “Mas estamos com vontade de começar com força”.

“Vamos ver quando dá frutos. Está tudo em aberto, como eu referi. Há muitas pessoas que não votam. Agora no momento, com as novas regras e inscrição automática das pessoas na sua morada, do Cartão do Cidadão, de repente os círculos fora do nosso país, na Europa e no resto do mundo, passaram a ter muito mais eleitores inscritos e creio que há aqui um trabalho muito grande que tem que ser feito, agora e depois com continuidade, para passar as nossas mensagens e ouvir as pessoas”.

Segundo Assunção Cristas, é importante a mobilização para o voto. “Se nós queremos, e queremos no CDS valorizar as comunidades portuguesas, é muito importante que as pessoas se mobilizem e que vão votar, porque se não, ninguém leva a sério as próprias comunidades. E isso, é empobrecer o nosso país que tem tanta gente em todo o mundo, que pode ajudar pelo seu voto, suas ideias e pela forma como faz exigências e traz contributos pode ajudar tanto o país a crescer”.

Segundo a deputada, é difícil estar acompanhada do seu marido, com quem tem quatro filhos, mas dessa vez pôde contar com a companhia do marido Thiago Machado da Graça, já que os filhos “ficaram distribuídos entre avós e tios”, comentou.

Assunção Cristas esteve por quatro dias no Brasil, em Santos visitou o hospital Beneficência Portuguesa e participou da solenidade em comemoração ao 10 de Junho no Centro Cultural Português de Santos, de um almoço na Casa da Madeira, local em que o primeiro núcleo do CDS-PP no Brasil foi criado estando representado pelo Fernando Pereira, que é atual presidente da Casa da Madeira de Santos.

Também participou num almoço comemorativo organizado pela comunidade portuguesa na cidade de São Paulo. E depois seguiu para o Rio de Janeiro, para participar na segunda-feira, das celebrações do Dia de Portugal.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend