Presidente da Comissão Europeia congratula Lula e espera cooperação nos desafios globais

Mundo Lusíada com Lusa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, congratularam Lula da Silva por ter vencido as eleições presidenciais brasileiras e afirmaram esperar cooperação nos “desafios globais”.

“Parabéns, Lula da Silva, pela sua eleição como Presidente do Brasil. Estou ansiosa por trabalhar consigo para enfrentar os desafios globais prementes, desde a segurança alimentar ao comércio e às alterações climáticas”, escreveu Ursula von der Leyen, numa reação publicada na rede social Twitter.

Também pela manhã, Charles Michel saudou o eleito do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, destacando que “os brasileiros escolheram pela mudança”.

“A UE está empenhada em cooperar nos desafios globais, [como] paz e estabilidade, prosperidade e alterações climáticas, e vamos trabalhar com toda a região. Espero poder felicitá-lo pessoalmente em breve”, adiantou o presidente do Conselho Europeu.

A reação surgiu depois de, logo no domingo, o vencedor das eleições presidenciais do Brasil ter apontado o combate à fome como “o compromisso número um” do seu futuro Governo, prometendo também lutar pelo “desmatamento zero” da Amazônia.

Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, foi eleito no domingo Presidente do Brasil, com 50,90% dos votos, derrotando Jair Bolsonaro com 49,10%, quando estavam contabilizadas 99,93% das seções eleitorais.

Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, expressou hoje “calorosas felicitações” pela eleição de Lula, considerando esta como sinal de “esperança e prosperidade” para os brasileiros, manifestando vontade de “resgatar” relações bilaterais.

Para João Lourenço, a escolha de Lula da Silva para a mais alta magistratura do Brasil traduz, “para o povo brasileiro, a esperança de que, sob vossa liderança, a nação brasileira trilhará os caminhos da prosperidade” assentes em valores democráticos, de justiça social e de inclusão.

O Presidente angolano recorda que Angola e Brasil acumulam um passado recente de ricas memórias de relações bilaterais que “precisam de ser resgatada”.

 E, por isso, “acredito que os laços históricos de amizade e de fraternidade entre os nossos povos poderão nos impulsionar a trabalhar afincadamente no sentido de estreitamento das relações de cooperação bilateral existentes entre os nossos governos”, no interesse de Angola e do Brasil.

Cabo Verde

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmaram hoje acreditar no reforço das relações com o Brasil após a eleição de Lula.

“Espero podermos trabalhar juntos para reforçar ainda mais as relações de amizade e de cooperação entre Brasil e Cabo Verde”, acrescentou na sua mensagem o chefe de Estado, José Maria Neves, em que parabenizou Lula.

“As relações entre os nossos países serão reforçadas, assim como ao nível da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], onde o Brasil desempenha um papel muito importante”, afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, na sua mensagem de felicitação.

China

A China felicitou hoje Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória no Brasil, acrescentando que está disposta a trabalhar com o novo líder, visando elevar as relações bilaterais para um “novo nível”.

“A China dá os sinceros parabéns a Lula da Silva. Esperamos que o Brasil alcance novas conquistas, na sua tarefa de continuar a construir o país”, disse o porta-voz chinês Zhao Lijian. “Estamos dispostos a trabalhar com o novo governo brasileiro, liderado por Lula da Silva, para elevar as relações a um novo patamar, visando alcançar benefícios para ambos os países e povos”, acrescentou o porta-voz.

Moçambique

Também o presidente de Moçambique citou “irmão Lula” na felicitação após vitória nas eleições. “Foi uma vitória conquistada pela perseverança, humildade, fé na justiça e, sobretudo, foi uma vitória da coragem do povo brasileiro de enfrentar o futuro consigo, rumo a um país mais forte e justo”, escreveu Filipe Nyusi pelas redes sociais.

Portugal

Já no domingo, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, falou de madrugada com Lula da Silva, e ambos reiteraram a importância de boas relações bilaterais. “Na sequência da mensagem de felicitações ontem [domingo] enviada, o Presidente da República falou telefonicamente, ao início da madrugada de Lisboa, com o Presidente eleito do Brasil Lula da Silva, tendo ambos reiterado a importância das boas relações entre os dois povos e os dois países irmãos”, lê-se na nota.

Ainda no domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou a vitória de Lula por meio de nota. “Envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”.

O segundo turno da votação para as presidenciais realizou-se em 5.570 cidades do país e em 181 locais no exterior, com o apoio de quase 1,8 milhões de delegados e membros de mesa.

O total de eleitores brasileiros no exterior cresceu 39% face às eleições de 2018, atingindo os 697.084.

Em Portugal, estavam inscritos mais de 80 mil eleitores, que votaram em Lisboa, Porto e Faro, tendo também Lula da Silva sido o mais votado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: