Presidente de Portugal felicita Lula pela eleição no Brasil

Mundo Lusíada

O Presidente da República Portuguesa divulgou uma mensagem felicitando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente do Brasil. Com 99% das urnas apuradas, Lula tem 50,90% dos votos enquanto Jair Bolsonaro tem 49,10% dos votos.

“Com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados” assina Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou a intenção de estar presente na posse do próximo Presidente do Brasil, em 01 de janeiro de 2023, em Brasília.

O primeiro-ministro português também já se pronunciou. Pela rede twitter, Antonio Costa conta que já felicitou Lula.

“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”.

Também a pasta dos Negócios Estrangeiros de Portugal também divulgou mensagem após o resultado das eleições. “Saudações ao povo brasileiro pela eleição do novo Presidente da República @LulaOficial. Parabéns pelo exemplo democrático! Portugal é e sempre será um parceiro e um aliado ativo e empenhado do Brasil”.

Já o deputado da extrema-direita André Ventura, que declarou seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro, lamentou o resultado. “Que tristeza! Um país irmão rendido a um candidato corrupto e ex-presidiário. Hoje é um dia muito triste para a lusofonia, mas queria apelar a todos para que se evite violência ou a perturbação da ordem constitucional. Dói sempre perder para a extrema-esquerda, a vida continua!” escreveu Ventura.

De São Paulo, a eurodeputada socialista Isabel Santos e o fundador do Bloco de Esquerda Luís Fazenda destacaram que a eleição de Lula é uma “vitória da democracia”.

“É uma vitória da democracia, dos valores da tolerância, do respeito pelo Estado de Direito e dos direitos humanos no Brasil”, afirmou à Lusa, por telefone, Isabel Santos, que acompanha, a título particular, a noite eleitoral juntamente com observadores e convidados internacionais na sede de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.

Também o fundador do BE Luís Fazenda, que segue esta noite eleitoral no mesmo local, na qualidade de representante do Bloco e dirigente do Partido da Esquerda Europeia, destacou que a eleição de Lula da Silva é “uma vitória importante para a democracia em geral, para o povo brasileiro mas também para a geopolítica mundial”.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está matematicamente eleito presidente do Brasil, estando 98,81% das urnas apuradas, com 50,83% dos votos válidos e não pode ser mais ultrapassado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 49,17%.

Eleito em 2002 e reeleito em 2006, Lula comandará o país pela terceira vez. Com 77 anos, será o presidente mais velho a assumir o cargo. O novo vice-presidente será o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: