Prefeitos de São Paulo e Madrid abrem assembleia geral das Capitais Ibero-Americanas

[Atualizado 22/11/2023]

Da Redação

Em cerimônia no hall da Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira (21), o prefeito Ricardo Nunes abriu a 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), realizada em São Paulo pela primeira vez, e formalizou a candidatura da cidade à copresidência da rede, exercida ao lado de Madri, onde a UCCI está estabelecida desde sua fundação, no início da década de 1980. A escolha será oficializada na tarde desta terça.

“É uma alegria receber todos vocês aqui na cidade de São Paulo, uma cidade com a sua complexidade e que tem quase 12 milhões de habitantes, com uma proporção com todas as dificuldades que os governos locais estão trabalhando nas questões ambientais e sociais. Compreendemos que o diálogo e a troca sejam fundamentais para compartilharmos experiências e identificarmos soluções que sejam comuns para todos”, destacou o prefeito.

Nunes enumerou as ações que tem adotado para São Paulo esteja entre as primeiras cidades do mundo em sustentabilidade, preservação ambiental e geração de emprego e renda.

“A cidade foi a Capital Verde Iberoamericana no ano passado, recebemos o prêmio de Inovação 2023 pelo programa Sampa + Rural, iniciativa transversal que envolve temas como preservação e educação ambiental, além de segurança alimentar, geração de emprego e renda. Nos sentimos muito honrados e agraciados por tais reconhecimentos”, destacou Nunes.

Participam representantes de alto nível de 18 cidades de 15 países, incluindo Carlos Moedas, da Câmara de Lisboa.

“Esse é um espaço importante para diálogos, que nos ajudarão a dar um salto qualitativo para os desafios que teremos em um futuro próximo em todas as cidades e aos 24 países que são aqui representados no âmbito do intercâmbio de conhecimentos comerciais, culturais e pessoais, tudo para que cada vez mais tenhamos menos pessoas em situações de vulnerabilidade e pobreza, com o desenvolvimento econômico para oferecer mais qualidade de vida e serviços públicos eficientes e sustentáveis à todas as pessoas”, destacou o prefeito de Madrid, José Luiz Martínez-Almeida.

Durante a assembleia, a UCCI definirá questões estratégicas e novos titulares da diretoria para o período de 2024 a 2025. Será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais da América Latina e Península Ibérica debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns de suas gestões no contexto global.

“A troca de experiências e atuação conjunta é extremamente importante na construção de políticas públicas efetivas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, diz a secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy.

A assembleia da UCCI faz parte da programação do São Paulo International Summit 2023 (SPIS). Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes vai assumir a presidência da rede Mercocidades (que une municípios de países do Mersosul), além da copresidência de UCCI. “São Paulo tem se projetado nos últimos anos como capital da diplomacia de cidades, somando mais de 15 grandes eventos até o fim de 2024”, afirma a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. Em agosto, por exemplo, São Paulo foi um dos principais articuladores da reativação do Fonari (Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais).”

Lisboa

Carlos Moedas em São Paulo. Foto Câmara de Lisboa

Durante a assembleia, a UCCI definiu questões estratégicas e elegeu os seus novos quadros diretivos para o período de 2024 a 2025, em que será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais da América Latina e Península Ibérica debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns das suas gestões no contexto global.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participou na reunião e defendeu a proposta para declarar o ano de 2024 o ano da língua portuguesa no espaço das capitais ibero-americanas. A proposta, que visa potenciar a língua portuguesa a nível global em parceria com o castelhano e que foi igualmente defendida na reunião pelos representantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, foi aprovada por unanimidade, consagrando assim o próximo ano à promoção da língua portuguesa no vasto espaço que as cidades da UCCI representam.

O presidente Carlos Moedas foi igualmente eleito, em representação de Lisboa, vice-presidente da organização para o próximo biênio 2024/2025, cabendo-lhe conduzir os destinos da UCCI conjuntamente com o alcaide de Madrid, José Luís Almeida e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, eleitos co-presidentes da UCCI.

Agenda 2030

Hoje, a UCCI é parceira da Prefeitura de São Paulo no mapeamento, localização e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na capital paulista. Um exemplo é o Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030, compromisso com o desenvolvimento sustentável reconhecido pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Com 655 ações propostas pela sociedade civil e poder público, o Plano de Ação da Agenda 2030 da Cidade de São Paulo, nos quatro anos da atual gestão, apresenta, concretamente, por meio de programas e recursos, investimentos da ordem de R$ 13 bilhões para o alcance dos ODS.

Fundada em 1982, a UCCI é composta por 29 cidades, de todos os países ibéricos, da América Latina e do Caribe.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: