O Brasil de hoje muito deve a visão dos portugueses, diz Lula

Por Vanessa SenePara Mundo Lusíada

Everton Campos/Mundo Lusíada

>> O presidente Lula durante o seu pronunciamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar com a classe empresarial portuguesa em São Paulo, na noite de 22 de novembro, em comemoração aos 98 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. Em meio ao seu discurso, Lula falou do incremento nas relações Brasil-Portugal, e da importância da relação histórica entre ambos países.

"Nossos povos tem laços inexoráveis, construídos ao longo de uma história de mais de 5 séculos. Estar aqui hoje é para mim, como cidadão brasileiro e como presidente da República, uma forma de fortalecer mais ainda estes laços comuns de nossa cultura, dos nossos costumes e do muito que podemos continuar a fazer juntos" comentou o presidente.

No âmbito comercial, o intercâmbio bilateral entre Brasil e Portugal aumentou mais de 200% entre os anos 2002 e 2008, um fluxo atingido pela crise financeira em 2009. Mas de acordo com Lula, Portugal é um dos principais investidores no Brasil, e a intenção é cada vez mais aproximar os dois países, onde portas educacionais e culturais só ajudam nesta relação.

O presidente considerou que por muito tempo, Portugal se afastou do Brasil, achando não se tratar de uma nação empreendedora, e Brasil se afastou de Portugal porque antes a língua portuguesa não era priorizada nas relações bilaterais. “O bonito era estar ligado aos Estados Unidos ou a Europa, via Alemanha, e não via Portugal. Nós descobrimos que Brasil e Portugal podem muito mais do que a capacidade de abrir portas. Me orgulho de ter convencido empresários brasileiros que era importante investir em Portugal. Da mesma forma que trabalhamos a vinda de empresas portuguesas para o Brasil”.

Em seu discurso, Lula ainda citou o crescimento da indústria petrolífera e a referência que se faz do Brasil no mundo nesta área, além da revolução feita na Indústria Naval brasileira. No Programa Luz pra Todos, Lula citou que em 2004 cerca de 2 milhões de residências não tinham luz, e o governo atual levou para mais de 2,5 milhões de casas. Segundo o presidente, após as pessoas adquirirem energia, elas também adquirem geladeira, televisão, aparelho de som, afirmou Lula em resposta àqueles que acham que “Lula só governa para os pobres” afirmou.

Voltando à época das descobertas, o presidente Lula afirmou que o Brasil é o único país colonizado do mundo que abrigou a residência de um rei, além de citar a independência sem guerra como proposta do próprio imperador, dizendo esta ser uma herança dos portugueses. “Enquanto nós vemos todo mundo em guerra, nós preferimos um bom acordo”.

Ao finalizar, Lula disse “não temos tempo a perder”, ao citar a África nas prioridades das relações lusófonas com Brasil e Portugal. “Este Brasil que é hoje pujante muito deve a visão e destemor dos filhos de Portugal, que ousaram atravessar o Oceano para construir uma ponte de amizade e trabalho, a nos unir de uma maneira indissolúvel”.

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, não pode comparecer ao evento mas gravou uma mensagem que foi transmitida a todos durante o evento. Em sua mensagem, Cavaco citou a oportunidade no futuro para as relações bilaterais, e afirmou que Portugal pode se regozijar com o crescimento do Brasil. E nisso, afirmou, não pode deixar de citar o nome do presidente Lula da Silva. Pelo que realizou pelo país, o presidente brasileiro nunca será esquecido, afirmou Cavaco.

Atualmente, há mais de 600 empresas no Brasil com capital português. Em contrapartida, os investimentos brasileiros em Portugal também vêm crescendo. Em 2009, o país foi o 7º principal destino dos capitais brasileiros em todo o mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: