Ministro brasileiro na sede da CPLP em visita de dois dias a Lisboa

Mundo Lusíada com Lusa

O ministro brasileiro das Relações Exteriores inicia nesta segunda-feira  uma visita oficial de dois dias a Portugal, quando estará na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para depositar o instrumento de ratificação do Brasil ao Acordo de Mobilidade.

“O Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Carlos Alberto França, vai visitar a sede da CPLP (…) para efetuar o depósito do instrumento de ratificação pela República Federativa do Brasil do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP”, assinado a 17 de julho de 2021, na cimeira de Chefes de Estado e de Governo, em Luanda, referiu um comunicado da organização.

O Brasil passa a ser o sexto país da CPLP a concluir o processo de adesão ao Acordo de Mobilidade, que já foi ratificado e completado também por Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Esta iniciativa será também um dos pontos altos da agenda do primeiro dia da visita oficial a Portugal do chefe da diplomacia brasileira.

De manhã, o ministro terá um encontro de trabalho com os três cônsules-gerais do Brasil em Lisboa, na Embaixada brasileira em Portugal, segundo informação da representação diplomática.

Ainda de acordo com a embaixada do Brasil, depois da visita à CPLP, Carlos França deverá participar na cerimônia de entrega das credenciais do novo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, ao Presidente da República português, prevista para as 18:30, em Belém, e no final do dia tem um jantar oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa.

No segundo dia da sua visita a Portugal, terça-feira, o ministro terá um encontro de trabalho com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, seguido de almoço, adiantou à Lusa a embaixada.

Um dos temas da agenda nesta deslocação de Carlos Alberto França são as comemorações do bicentenário da descoberta do Brasil, que se assinala este ano, e se celebra oficialmente a 07 de setembro.

Na sede da CPLP, hoje, o ministro das Relações Exteriores do Brasil “vai ser recebido pelo secretário-executivo, Zacarias da Costa, numa cerimônia que contará também com a presença dos representantes permanentes dos Estados-membros junto da CPLP”, adianta ainda a nota daquela organização emitida sexta-feira.

Esta é a segunda visita oficial que Carlos Alberto França faz a Portugal, como chefe da diplomacia brasileira, em menos de um ano.

Em julho de 2021, durante a sua primeira visita oficial, o ministro das Relações Exteriores do Brasil disse que Portugal “é uma prioridade” na política externa brasileira, adiantando na altura que essa visita ao país incentivou empresários portugueses a investirem no mercado brasileiro, sobretudo na energia.

Mas “a grande novidade” que o ministro salientou então levar de Portugal foi o fato de que os dois países “estão a reforçar” os seus laços.

No que respeita à CPLP, Carlos Alberto França sublinhou na mesma ocasião que Brasília queria reforçar o seu papel naquela organização e pagar as contribuições em atraso num horizonte de dois anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: