Líderes dos 27 avançam para novo Tratado com Portugal na rota

 

Da Agencia Lusa

 

European Community 2007

Os líderes dos 27 Estados membros se reuniram em Berlim, entre 24 e 25 de março, para comemorar os 50 anos da fundação da União Européia

No 50º aniversário da fundação da atual União Européia, os líderes dos 27 comprometeram-se a adotar até 2009 um novo Tratado, que poderá ser “escrito” durante a próxima presidência portuguesa do bloco europeu.

Em conferência de imprensa, a chanceler alemã, Angela Merkel, precisou que o objetivo é traçar um “roteiro” até Junho, para a resolução da questão e indicou que, se tudo correr bem, caberá à presidência portuguesa da UE, no segundo semestre do ano, organizar uma conferência entre os governos dos 27 para redigir o novo Tratado.

O primeiro-ministro José Sócrates admitiu que competirá à presidência portuguesa, no segundo semestre de 2007, “um papel muito importante”. Sócrates preferiu destacar que a Europa “assumiu com clareza”, na cimeira de Berlim, que o seu principal desafio é a resolução do impasse na aprovação do Tratado Constitucional. O chefe do governo português comentou que o compromisso assumido pelos 27, na Declaração de Berlim é “o mais claro e o mais forte sinal do empenhamento da Europa na resolução do problema institucional”.

O presidente da Comissão Européia, Durão Barroso, comentou, em Berlim, que a futura presidência portuguesa poderá ter “uma enorme responsabilidade” na procura da solução para o impasse do Tratado Constitucional, considerando que tal constitui também “uma enorme oportunidade” para Portugal mostrar o seu compromisso com a Europa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: