Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no Brasil

Da Redação

A incidência proporcional de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que em todo o País e quase três vezes maior que no Estado de São Paulo. Relativamente ao tamanho da população, a Cidade possui mais casos inclusive que a capital paulista, epicentro da pandemia no Brasil.

Os índices são baseados em informações oficiais do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de Saúde. O coeficiente de incidência é calculado pelo governo federal em cada um dos estados com base no número de casos confirmados a cada um milhão de habitantes.

Em Santos, o índice apurado na última terça-feira (14) foi de 623,11, enquanto a cidade de São Paulo chegava a 621,41, o Estado a 227,11, a Baixada Santista a 260,9, e o Brasil a 119,05, divulgou a Prefeitura.

“Infelizmente, os números apontam um aumento bastante significativo dos contágios. O coeficiente de incidência é um indicador importante do novo coronavírus. Hoje, a Cidade apresenta um dos maiores índices do País. Isso exige que a gente adote medidas com responsabilidade”, analisa o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que manteve as medidas de quarentena até 22 de abril, quando haverá nova avaliação do avanço da pandemia.

Em quantidade de óbitos por habitante, com índice de 41,54, o município santista também apresenta incidência superior às registradas na Baixada Santista (16,62), no Estado (16,84) e no País (7,22).

Quanto à letalidade, Santos está próximo da média nacional, com 6,7% de mortes entre os casos confirmados da doença. No Brasil, o percentual é de 6,1%, enquanto no estado paulista o índice sobre para 7,4%.

Médicos

A Prefeitura de Santos segue com o chamamento para médicos interessados em atuar no enfrentamento à covid-19 como autônomos. É necessário ter disponibilidade para início imediato em regime de plantão.

Os profissionais atuarão nas unidades de urgência e emergência, de acordo com as necessidades da secretaria durante o período da pandemia. O link para inscrições estará disponível até 21 de abril.

A remuneração para o plantão de 12 horas (valor bruto) é de R$ 1.200,00. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Destinado a hospedar profissionais de saúde da região e resguardar seus familiares de um possível contágio, o Hotel Monte Serrat (Rua Bittencourt, 130, Vila Nova) já está com seus 90 leitos ocupados.

O local recebe profissionais que trabalham em regime de plantão nos leitos hospitalares de clínica médica ou UTI de unidades que atendem a casos de covid-19: Santa Casa, Beneficência Portuguesa, Complexo Hospitalar dos Estivadores, Hospital de Pequeno Porte (HPP), Hospital da Zona Noroeste e Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

“Queremos que essas pessoas estejam em um ambiente seguro para que possam trabalhar com tranquilidade nessa missão principal de salvar vidas. O hotel já está lotado e agora estamos abrindo uma lista de espera para avaliar a possibilidade de ampliar esse programa com um outro hotel, conforme a necessidade”, salientou o prefeito.

Casos

A Cidade contabiliza 21 mortes de residentes pela doença – alta de 16,6% em 24 horas. Até terça (14), a Cidade registrava 18 óbitos em razão de covid-19. As novas confirmações são relativas a três mulheres. Duas delas estavam internadas em hospital filantrópico (atendimento SUS): mulher de 89 anos, que faleceu terça (14) e estava internada desde 4 de abril, e mulher de 96 anos que morreu em 9 de abril, após três dias de internação. O terceiro caso é de uma mulher, de 40 anos, que estava internada em hospital municipal desde 9 de abril, e faleceu na terça (14).

 A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu 20 resultados de covid-19 em munícipes, o que representa aumento de 7,4% dos casos no período de um dia. Desta forma, o total acumulado de casos confirmados passou de 270 para 290. Também foram informados mais 27 casos suspeitos, totalizando 572 em investigação, os quais aguardam resultados laboratoriais para a confirmação ou descarte.

CASOS ENTRE MORADORES DE SANTOS

Casos confirmados: 290

Casos suspeitos: 572

Total de pacientes internados: 129 (29 em UTIs)

Pacientes com alta hospitalar: 123 (35 confirmados e 88 suspeitos)

Casos descartados: 245 (até 15/04)

Óbitos confirmados: 21 (26 em investigação)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: