Governo apresenta programa das celebrações dos 600 Anos na Madeira

Da Redação

O Programa Oficial das Celebrações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo foi apresentado, na tarde do dia 20, pela Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

São inúmeras as ações previstas no âmbito desta comemoração, numa iniciativa que foi projetada, pelo Governo Regional, “para todos e com todos”.

Integrando o Programa de Governo, as celebrações dos 600 anos foram assumidas como prioridade à área da cultura, e que o governo espera visibilidade nacional e internacional da Região como destino de cultura, história, saber e tradição.

A apresentação aconteceu na simbólica Alameda do Infante D. Henrique, espaço público que foi projetado no início da segunda metade do século passado, por Chorão Ramalho.

As celebrações que visam promover a Região, aposta na mobilização e inclusão não só dos madeirenses e porto-santenses, mas também da Diáspora, na dinamização do calendário e integração de novas ideias.

No Porto Santo, são 27 as iniciativas já previstas até dezembro de 2018, que integra a recuperação do patrimônio, a realização de eventos e exposições, o desenvolvimento de projetos na comunidade e nas escolas, espetáculos, conferências e congressos, entre outros.

A recuperação de uma Casa de Salão e de uma Eira, as Exposições “Herdeiros dos Capitães-Donatários” e “Revoltas e Motins da História da Madeira”, o Torneio de Golfe 600 Anos, o desenvolvimento dos Projetos “À Descoberta da Música” e “Danças com História”, a Residência Artística “Happy Island”, o Ciclo de Concertos “Música na Natureza – 600 anos”, a inclusão no Programa do Festival de Órgão, a publicação de 4 projetos editoriais e o Encontro de Poetas são apenas alguns exemplos.

O Governo Regional espera que esta seja uma “verdadeira homenagem a 6 séculos de história, de patrimônio, de cultura, de tradições e sabedoria”.

Todas as iniciativas podem ser acompanhadas pelo site: http://www.madeira600.pt/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: