Geminação Porto-Seguro e Belmonte finalmente concluída

O estado do Ceará também fortalece a geminação com a cidade-irmã de Espinho, com projetos de investimento.

Da Redação Com agencias

Durante a visita de uma comissão de Porto Seguro (Bahia) à Belmonte (Portugal), para inauguração do museu multimídia "À Descoberta do Novo Mundo", centrado na viagem de descobrimento de Pedro Álvares Cabral, foi possível concluir um projeto de geminação iniciado há 24 anos.

O acordo estreita as relações bilaterais entre os municípios de Porto Seguro (Brasil) e Belmonte (Portugal). “Estamos virando uma nova página no relacionamento de nossos dois povos e estou convicto de que viemos aqui para fazer história”, afirmou o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, quem declarou estar satisfeito pela tamanha receptividade dos portugueses.

A visita oficial do prefeito de Porto Seguro à cidade lusa, em abril, era esperada pela Câmara de Belmonte para assinatura de um projeto que torna as duas cidades-irmãs, tendo só assim o devido reconhecimento das autoridades. A comitiva bahiana foi recebida pelo presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo, e ambos os lados se comprometem a manter os laços permanentes e favorecer o intercâmbio. “Faz 24 anos que esperamos a vinda do prefeito de Porto Seguro. Hoje nos sentimos muito honrados por termos Abade conosco. Ele é nosso convidado de honra e temos certeza de que poderemos desenvolver projetos que beneficiem ambas as cidades”, disse Amândio Melo.

Segundo o portal bahiano Radar64, entre as ações já existentes desta geminação está a premiação anual de estudantes belmontenses, que ganham uma visita a Porto Seguro. Os dois jovens vencedores em 2009 devem desembarcar na cidade em agosto. De acordo com o secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulo César Magalhães, a Bahia também estuda uma iniciativa parecida para enviar estudantes para Belmonte, utilizando o Rotary Clube neste intercâmbio. Outra ação em estudo é a construção de um novo museu que possa retratar os laços de sangue, idioma e história que unem Brasil e Portugal, além da promoção de intercâmbios empresariais.

Porto Seguro também mantém um acordo de geminação com a cidade de Fafe, em Braga, Portugal. A comitiva da cidade também se deslocou até lá, após os atos assinados em Belmonte, para uma sessão solene com o presidente da Câmara local, José Martins Ribeiro. Durante o encontro, que reforçou a geminação entre as cidades, os administradores de Fafe ofereceram um espaço para Porto Seguro, em um prédio onde será construído um museu. “Poderemos usá-lo para expor nossas informações e promover nossa cidade”, disse o secretário de Turismo. Além disso, um espetáculo de dança de Porto Seguro também deve representar a cultura e arte porto-segurense, em Fafe, no final do mês de junho. Nas suas visitas, Gilberto Abade presenteou os prefeitos portugueses com réplicas da caravela de Pedro Álvares Cabral.

Espinho: Geminação também no Ceará Ainda no nordeste brasileiro, o estado do Ceará também fortalece a geminação com a cidade-irmã portuguesa de Espinho, com projetos de investimento na região.

Empresários e o prefeito de Espinho (grande Porto, norte de Portugal) esperam realizar investimentos no Limoeiro do Norte (Ceará), onde se situa uma comunidade homônima e com quem estão geminados.

“Limoeiro do Norte oferece excelentes oportunidades de investimentos, em especial na área de turismo mas sabemos que estas coisas não se fazem da noite para o dia”, afirmou à Agência Lusa o prefeito de Espinho, José Mota, durante uma primeira missão com empresários a esta região do nordeste brasileiro.

“O nosso objetivo é que não seja apenas uma coisa tratada a nível de prefeitos e políticos municipais. Queremos que haja um contato permanente entre as comunidades de Limoeiro do Norte e Espinho”, assinalou.

Por sua vez, o empresário Armando Ferreira, presidente da Câmara Brasil Portugal, no Ceará, entidade que apoiou a iniciativa, disse que neste momento o objetivo foi “obter informações e avaliar possíveis oportunidades de negócios nas áreas dos vinhos, dos queijos e, eventualmente, e de software”.

Localizada a cerca de 200 quilômetros da capital Fortaleza, Limoeiro do Norte abriga a localidade homônima da cidade portuguesa de Espinho, cuja geminação foi formalizada há menos de um ano.

Inicialmente, a aproximação entre as duas cidades resultou na instalação de uma sala de aula interativa na Escola de Ensino Fundamental João Luis Maia com a Plataforma Camões, oferecida pela portuguesa Microfil.

Segundo o administrador executivo da Microfil, Manuel Antunes, empresa detentora da patente da Plataforma Camões, “será a primeira vez que isso acontece no mundo”. “Esta tecnologia permite a interligação e a intercomunicação entre alunos e professores através dos computadores disponibilizados para os estudantes”, explicou.

No município português de Espinho, mais de duas mil crianças usufruem desta tecnologia, adiantou Manuel Antunes.

De acordo com o escritor e poeta Gylmar Chaves, que idealizou a geminação entre as localidades e que acompanhou a missão, a iniciativa abre a possibilidade para muitos projetos para Limoeiro do Norte. “Uma das metas é ampliar o número de equipamentos do Projeto Camões”, disse o escritor após encontro com o governador Cid Gomes, que reuniu o prefeito João Dilmar da Silva, e integrante da missão.

Um novo encontro entre os políticos e empresários já foi agendado para 16 de junho, em Portugal, dia da cidade de Espinho.

Deixe uma resposta