Geminação Aveiro-São Bernardo não integra festejos dos 200 Anos

Mundo Lusíada

Reprodução

>> Diretor de Cultura, Osmar Cussiol, o presidente da Casa de Portugal do Grande ABC, André Magalhães, a secretária de Educação e Cultura, Iara Gobbet, o presidente da Comissão Organizadora do Bicentenário, Ramos de Oliveira, a presidente do Elos Clube, Márcia Rodrigues e o secretário de Relações Internacionais, Carlos Brasil, participam de evento sobre 200 Anos, em São Bernardo.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista (Grande São Paulo), trabalha para concluir uma geminação com uma cidade portuguesa. O projeto de cidade-irmã entre São Bernardo, no Brasil, e Aveiro, em Portugal, foi retomado após o lançamento de uma programação de eventos em agosto e setembro, em comemoração aos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

Com a criação da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário, lançada no Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, a Prefeitura tenta concluir o projeto de geminação e incluí-lo na programação dos festejos.

Mas segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Iara Gobbet, o projeto permanece parado. “Quando se montou essa comissão, que foi uma iniciativa do vereador Admir Ferro, tentamos retomar, ver onde estava o processo e se tinha sido arquivado” disse. Os integrantes desta comissão vêm tentando avançar com a parte burocrática.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Bicentenário, a questão não será resolvida em tempo para integrar as comemorações. “Muito provavelmente não. Nessa comemoração dos 200 anos que nós acabamos abreviando por uma série de motivos – a pretensão era ir até final do ano – até setembro dificilmente nós teremos um protocolo de intenções” confirmou Ramos de Oliveira, ao Mundo Lusíada.

Após uma visita à cidade portuguesa em 1991, a qual contou com a presença de Ramos de Oliveira, foi dada entrada no projeto. "Está aprovado por São Bernardo e por Aveiro, está liberado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Falta compatibilizar as datas", disse Ramos.

Cônsul e Nova pastaA competência para resolver a questão é agora da recém criada Secretaria de Relações Internacionais e Institucionais de São Bernardo. De acordo com secretário responsável Carlos Brasil, a Prefeitura vinha tentando agendar um horário disponível com o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, quem deve intermediar esta colaboração. Apenas no último dia 19, a secretária do cônsul José Guilherme Queiroz de Ataíde informou ao Mundo Lusíada que a reunião com o secretário Carlos Brasil foi marcada para esta terça-feira, 26 de agosto.

Segundo Carlos Brasil, a geminação, essencialmente voltada ao plano cultural, sempre tenta avançar mais em novas cooperações, inclusive despertando interesse para o plano econômico. A pasta, criada ano passado, já conseguiu financiamentos por exemplo do Japão, país que mantém um projeto de cidade irmã entre São Bernardo e Shunan, para recuperação e tratamento de esgoto na Represa Billings.

Existem muitas linhas de crédito no mundo, segundo defendeu Brasil, e esta nova pasta, que inclui também nas suas relações o governo federal e estadual, auxilia nos projetos de cooperação internacional. A Prefeitura de São Bernardo ainda é única a criar a nova secretaria no Grande ABC, mas segundo Marcos Brasil, isso é apenas uma questão de tempo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: