Eleições: Presidente do TSE destaca maturidade democrática da sociedade brasileira

Da Redação com agencias

“A sociedade brasileira está demonstrando maturidade democrática, o que já era esperado pela Justiça Eleitoral. Cada eleitor vai à sua seção, vota em quem quiser, nos seus escolhidos, sem confusão e sem violência. Estamos profundamente satisfeitos com o andar das Eleições 2022” disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, antes do fechamento das urnas nestas eleições de  domingo (2).

Em entrevista a jornalistas no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), Moraes informou que os mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar estão se dirigindo às urnas eletrônicas e exercendo esse direito com tranquilidade e segurança.

Moraes comunicou que a votação acontece em todo o país em clima de normalidade e que as ocorrências que vêm sendo divulgadas estão dentro do esperado, principalmente se considerarmos o tamanho do eleitorado do Brasil. “Está tudo de acordo com o que ocorre em todas as eleições, nada diferente”, disse.

Na coletiva, o presidente do TSE destacou o Teste de Integridade realizado na data de hoje, em várias cidades, inclusive na versão com biometria, no projeto-piloto. Moraes citou que 1.019 eleitores se voluntariaram, até o meio da tarde, para participar dessa auditoria com biometria.

Ele informou que o resultado da votação será divulgado ainda neste domingo, inclusive da votação no exterior.

Sobre a ocorrência de filas em algumas seções, Moraes reforçou novamente que tal fato também estava dentro do esperado, uma vez que muitos eleitores concentram a votação no horário pré-almoço, entre 11h30 e 13h30. “A votação no exterior também aconteceu de forma tranquila, com algumas filas em Lisboa e Paris, devido ao alto comparecimento”, disse.

Votação encerrada

Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito a votação de quem chegou à fila antes das 17h (horário de Brasília) e está dentro das seções.

Neste ano, o horário de votação em todo o Brasil foi unificado. Os eleitores das áreas sob o horário oficial de Brasília votaram das 8h às 17h. Esse horário vale para as Regiões Sul, Sudeste Nordeste, parte do Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) e do Norte (Tocantins, Pará e Amapá).

Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e na maior parte do Amazonas, que estão uma hora atrás do fuso horário de Brasília, a votação ocorreu das 7h às 16h, horário local. Os eleitores do Acre e de alguns municípios do oeste do Amazonas votaram das 6h às 15h, horário local. Em Fernando de Noronha, uma hora à frente de Brasília, as seções funcionaram das 9h às 18h.

Anteriormente, cada município seguia o horário local e realizava a votação entre as 8h e as 17h. Com a unificação dos horários em território nacional, os resultados podem começar a ser divulgados imediatamente após o fim da votação.

Até 2018, os resultados das eleições estaduais começavam a ser apresentados às 17h locais, mas os resultados das eleições presidenciais só eram divulgados a partir das 19h no horário de Brasília, porque era necessário esperar o Acre concluir a votação.

No caso das localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, a transmissão é feita via satélite para o respectivo tribunal ou zona. Depois de receber os dados, os Tribunais Regionais Eleitorais iniciam a totalização dos votos (soma de todos os boletins de urna) e a divulgação dos resultados pode ser acompanhada na página do TSE https://resultados.tse.jus.br/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: