Delegação portuguesa encontra autoridades brasileiras em Brasília e Rio

Por Ígor Lopes
Com agencias

Integrantes do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil no gabinete vice-presidencial. Foto: Romério Cunha Ascom/VPR
Integrantes do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil no gabinete vice-presidencial. Foto: Romério Cunha Ascom/VPR

Uma delegação do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – Brasil esteve realizando, até dia 19 deste mês, uma Visita Oficial ao Brasil, a convite do presidente do Congresso dos Deputados brasileiro, da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, do Real Gabinete Português de Leitura e da Comunidade Portuguesa no Brasil. A missão oficial faz parte do ano de Portugal no Brasil.

Em Brasília, a delegação portuguesa se reuniu com o vice-presidente da República, Michel Temer, com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, além do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) do Senado, Ricardo Ferraço, e do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino. O programa contou ainda um encontro com o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Portugal, através do deputado Paes Landim, com o presidente da Câmara de Comércio Brasil – Portugal, Fernando Brites, e com membros da comunidade portuguesa que moram na capital do País.

Em Brasília, os deputados portugueses também fizeram relatos sobre a situação econômica de Portugal. A avaliação é de que há melhora nas perspectivas depois que o país conseguiu renegociar sua dívida externa avaliada em 5,6 bilhões de euros, na semana passada.  Mesmo assim, os parlamentares disseram ser a pior crise desde a redemocratização do país, há 40 anos. O deputado Carlos Páscoa Gonçalves convidou o vice-presidente Michel Temer a visitar o Parlamento português.

Na visita a Renan Calheiros, eles também comentaram a proposta em estudo no governo brasileiro de permitir a contratação de médicos estrangeiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portugal, Espanha e Cuba são citados como países que poderiam ceder profissionais do setor, mas, de acordo com Gonçalves, o país europeu carece de médicos.

No Rio de Janeiro, o grupo português teve agendados encontros com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Melo, além do prefeito carioca, Eduardo Paes, e do presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Paulo Elísio. Além de conversas ainda com Flávio Martins, representante da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, e com Antônio Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura, além de conselheiros das comunidades e membros da comunidade portuguesa residente no Rio.

O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil, composto por oito deputados representando os Grupos Parlamentares do PSD, PS e CDS, é o deputado português Carlos Páscoa, que acredita que, com esse encontro, era possível obter “resultados encorajadores para a melhoria da relação de nossos dois países”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: