Consulado de Santos renova para melhorar atendimento

Por Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Ercília Martins, Mariana Guimarães, José Augusto, Tainah Torci, e Maria Helena.

O Consulado Honorário de Portugal em Santos, comandado por Armênio Mendes, concluiu uma reestruturação do quadro de funcionários, para um aprimoramento no atendimento ao usuário, segundo afirmou ao Mundo Lusíada o gestor do cônsul-honorário, José Augusto do Rosário.

“Nós aliamos a capacidade técnica do grupo que já existia, as pessoas que têm mais tempo de casa e que detenham o conhecimento técnico, com a energia de estagiárias em Relações Internacionais, que vêm prestar o seu contributo para os serviços do Consulado, tudo sobre minha responsabilidade e minha contribuição é exatamente a capacidade administrativa”.

Desde a abertura do Consulado Honorário de Portugal em Santos, em três meses de trabalho já foram realizados 2.350 atos consulares, foram emitidos 220 passaportes e 200 bilhetes de identidades, além dos muitos processos de nacionalidade. Hoje em dia, a média de atendimento no local é de 70 utentes por dia.

“É um balanço extremamente positivo, dado que hoje nós temos uma capacidade de atender muito mais do que enquanto Consulado de carreira” afirma José Augusto do Rosário.

Por este e outros motivos, o Consulado de Portugal em Santos, ao contrário de outras épocas cheias de protestos e críticas quanto ao atendimento, passou a receber elogios da comunidade local. “É uma coisa interessante. Quando a pessoa é mal atendida, a primeira ação dela é fazer uma reclamação formal, e normalmente quando é bem atendida, a manifestação não é feita da mesma forma. O que está acontecendo de curioso hoje é isso. As pessoas têm se manifestado não só pessoalmente mas por e-mail, inclusive por correspondência, elogiando o trabalho e o serviço que o Consulado tem prestado ultimamente” conta o gestor do cônsul-honorário.

Com a renovação do quadro de funcionários, o Consulado de Santos pretende melhorar ainda mais o seu atendimento. “O resultado é um melhor atendimento, mais qualidade, mais rapidez e também um atendimento feito com mais humanidade e cortesia” garante.

Além disso, eles pretendem desenvolver um trabalho em conjunto com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo a fim de adotar processos similares. “Como subordinados ao Consulado Geral de São Paulo, nós estamos buscando aprender a maneira como eles trabalham, me parece que é mais simplificada no processamento, diferente do que nós temos aqui. E vamos buscar neles os bons exemplos para também serem aplicados no Consulado de Santos”.

De acordo com José Augusto, o usuário da Baixada Santista procura principalmente o serviço para obtenção da dupla nacionalidade. “Para além do bilhete de identidade e passaporte, a atividade que mais se procura é a dupla nacionalidade para filhos e netos de portugueses”.

O Consulado Honorário de Portugal em Santos funciona de segunda à quinta-feira, das 09h30 às 13h, e de sexta-feira até 12h para atendimento ao público, “porque depois do encerramento ao público, continuamos fazendo os processos internos até as 16h, e dependendo do volume até 18h” afirma. Para entrar em contato com o Consulado em Santos, o utente pode utilizar o endereço de e-mail: [email protected] ou pelo telefone (13) 3223-6674.

Deixe uma resposta