Cônsul Geral de Portugal em São Paulo fala sobre os atuais meios de atendimento

Por Odair Sene

Ao Mundo Lusíada, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento disse que o Consulado Geral está preparado para fazer o atendimento a todos os cidadãos portugueses e luso descendentes que procuram os serviços do órgão.

Ele apresentou os três meios possíveis para o usuário procurar atendimento. “Podem fazê-los por três vias. Presencialmente, há determinados tipos de atos consulares que tem que ser executados presencialmente. Em outros casos, esses mesmos atos consulares podem ser executados através do agendamento e do envio da documentação pelos correios, depois também a devolução pelo mesmo meio, para os utentes, nos atos em que isso é possível. E finalmente, no caso das permanências consulares, o Consulado Geral de Portugal em SP é um dos consulados de toda a rede no mundo que faz mais permanências consulares, sendo que (entenda-se, é o deslocamento de um funcionário consular, com o equipamento necessário, para fazer determinados tipos de atendimentos tem que fazer presencialmente junto aos utentes, portanto evitando que os utentes tenham que se deslocar)” explicou.

“É evidente, e nós temos consciência de que, apesar de sermos um dos consulados da rede diplomática portuguesa que mais atos de permanência consular efetua no mundo, elas não são suficientes, mas são o que é possível fazer atendendo a condição, os recursos, as circunstâncias que existem. O que não significa também que não devemos fazer um esforço para tentar incrementar esses números de permanência consular. Portanto basicamente são essas três formas, há aquela situações em que não pode ser de outra forma, até por imposição legal, os utentes tem que se deslocar até o Consulado Geral, há situações em que esses atos podem ser requisitados através das vias digitais, no agendamento digital, através do envio da documentação por correio, do utente para o Consulado e do Consulado para o utente (de volta), e há outras situações que, sendo obrigatório a presença dos utentes, o consulado se desloca até o utente que é caso das permanências consulares”, explicou o Cônsul.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo é um dos Consulados da rede que mais atos consulares pratica no mundo. Significa que, por um lado há uma grande requisição de serviços por parte dos utentes que buscam esses serviços, e por outro lado o órgão precisa responder a esses serviços, daí o motivo da alta taxa de atendimento entre toda a rede.

Na última semana, o Consulado divulgou ainda um novo Centro de Solicitação de Vistos em São Paulo, gerido pela “VFS Global”, parceira autorizada do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Segundo o Consulado, o novo Centro de Solicitação visa fornecer um atendimento rápido e eficiente para os pedidos de vistos para Portugal, e, principalmente, para facilitar todo o procedimento aos milhares de estudantes que, em determinadas alturas do ano, necessitam do visto e enfrentam esperas superiores ao normal nos Consulados.

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