Consulado divulga novo Centro de Solicitação de Vistos em São Paulo

Mundo Lusíada

A partir de agora, é possível solicitar visto para Portugal diretamente através de um Centro de Solicitação de Vistos em São Paulo, gerido pela “VFS Global”, parceira autorizada do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Além de São Paulo, os pedidos de visto para Portugal através do Centro de Solicitação de Vistos estarão em breve disponíveis também em Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No Centro de Solicitação é possível obter informações, entregar documentos, fazer a entrevista ou recolher os dados biométricos com tranquilidade e evitando filas nos períodos de maior procura.

Localizado em Pinheiros, São Paulo, o Centro de Solicitação está aberto das 08h00 às 17h00 para prestar informações sobre como formalizar os pedidos de vistos. Já para a entrega de documentos, o horário é das 08h30 às 15h00.

Segundo o Consulado, o novo Centro de Solicitação visa fornecer um atendimento rápido e eficiente para os pedidos de vistos para Portugal, e, principalmente, para facilitar todo o procedimento aos milhares de estudantes que, em determinadas alturas do ano, necessitam do visto e enfrentam esperas superiores ao normal nos Consulados.

Mas mesmo com o novo serviço, ainda assim é possível continuar a consultar, ou encaminhar um novo pedido, através do site do Consulado de Portugal.

A medida pretende desafogar a demanda que vem crescendo muito no Brasil. No ano passado, o Consulado de SP chegou a suspender a recepção de novos pedidos de nacionalidade e de vistos para brasileiros e luso-descendentes, devido à alta procura.

“Esta medida visa reforçar a prestação deste serviço, que, nos últimos anos, tem crescido de maneira exponencial, particularmente no que diz respeito aos pedidos de vistos de estudo” divulgou o Consulado Geral.

Mais Informações

Segundo o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Centro de Solicitação de Vistos na capital foi recentemente inaugurado, com competência para receber e analisar solicitações de vistos para Portugal na jurisdição do Posto consular.

O procedimento para a concessão do visto continua da mesma forma. “Este serviço, no fundo, vem permitir uma mais rápida recepção e análise dos pedidos, o que, no cômputo geral dos milhares de pedidos que os postos consulares recebem, esperamos venha a garantir um melhor fluxo do processo e uma resposta mais rápida aos nossos utentes, particularmente os jovens que pretendem ir estudar ou realizar pesquisa para Portugal e, muitas vezes, têm que lidar com prazos extremamente apertados” informa o Consulado.

Os pedidos realizados junto dos Vice-consulados de Porto Alegre e Curitiba continuarão a ser tratados exclusivamente pelos Postos consulares, embora os residentes nos três Estados do Sul do Brasil poderão se deslocar a São Paulo para iniciarem o seu processo junto da VFS.

Após concurso realizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a empresa VFS ficou com o contrato para prestação de serviços. O escritório fica localizado na rua Butantã, 434, 5º andar, em Pinheiros, São Paulo.

Pela internet também é possível obter mais informações pelo site da empresa >>. Agendamento de visita e esclarecimentos poderão ser solicitados a partir do e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend