Cônsul de Portugal se impressiona em São Bernardo

Projeto de Geminação Aveiro-São Bernardo é equilibrada, diz Guilherme Ataíde.

Por Vanessa SeneMundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> O cônsul Queiros Ataíde, e William Dib (centro), entre secretários de São Bernardo, no gabinete do prefeito.

Após uma reunião no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com representantes da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o cônsul José Guilherme Queirós de Ataíde foi recebido na cidade para uma audiência com o prefeito William Dib, no último 04 de setembro. No encontro, que também tratou do projeto de geminação entre Aveiro e São Bernardo que se encontra parado, esteve presente ainda o secretário de Relações Internacionais, Carlos Brazil, a secretária de Cultura, Iara Gobbet, e o presidente da Comissão do Bicentenário, Ramos de Oliveira.

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o cônsul Ataíde falou sobre a possibilidade de geminação entre Aveiro e São Bernardo, afirmando que tentará avançar rapidamente com o projeto, já que segundo ele, não tinha conhecimento de que era uma iniciativa lançada há cerca de 15 anos. “Eu soube disso agora, pela primeira vez” afirmou, explicando que houve entraves burocráticos nos anos 90. “Eu vou ter que investigar com a Câmara de Aveiro em que ponto está o processo lá para ver se conseguimos avançar. Mas tenha certeza de que vamos conseguir, eu recebi a noticia há poucos dias quando recebi a visita de uma representação da Prefeitura no Consulado, ainda não tive tempo de analisar o que se passou. Mas certamente seria muito interessante”.

O procedimento legal para dar continuidade no processo é a manifestação de ambas as cidades de assinar o protocolo. “Eu acho que o processo está praticamente pronto. Tem que haver uma manifestação de vontade final da Prefeitura aqui e da Câmara lá. Não sei se tem que haver uma visita de alguém da Câmara de Aveiro ou o contrário” explica o cônsul, citando ainda a primeira visita de uma delegação brasileira em Aveiro há muitos anos, no início do processo.

Para o Cônsul de Portugal em São Paulo, a geminação é vantajosa e equilibrada. “Aveiro é uma cidade muito importante, dinâmica em Portugal, acho que seria uma geminação interessante até por causa disso. São duas cidades economicamente influentes, uma no Brasil e outra em Portugal, é uma geminação que faz todo sentido, são cidades equilibradas. Há casos que as vezes não é bem assim, há uma cidade que é mais importante ou maior que outra. Embora São Bernardo tenha mais habitantes do que Aveiro, são cidades comparáveis no contexto de Portugal e do Brasil, então acho bastante oportuno e certamente não foi por acaso que houve esses contatos há 15 anos atrás” defende.

Além de participar de sessão solene na Câmara de São Bernardo e de uma audiência com o prefeito, o cônsul-geral esteve visitando o Pavilhão Vera Cruz durante o 1º Pólo Design Show – que até final de agosto, contou com profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo do ABC Paulista – local que impressionou o cônsul Ataíde. “É um espaço muito bonito, não há tantas cidades que tem um espaço assim, me explicaram que foi um centro de produção de cinema durante a década de 60/70” contou. “Seria uma pena não transformar em uma estrutura permanente porque é muito original e tenho certeza que será uma estrutura capaz de impulsionar a vida social e cultural da cidade. Então francamente não estava à espera, foi uma surpresa agradável e é bom ter surpresas agradáveis”.

Cônsul e PrefeitoDurante a primeira visita de uma autoridade do Consulado Geral de Portugal no município, o prefeito de São Bernardo falou ao Mundo Lusíada sobre a comunidade lusa na região. “A colônia portuguesa é extremamente importante na história, no desenvolvimento econômico e social de São Bernardo, e da região. Estamos comemorando o bicentenário da vinda da família real portuguesa com várias cerimônias, e também houve um acordo, já aprovado pela Câmara de Aveiro e de São Bernardo, de cidades irmãs. Estamos providenciando uma data em que o acordo poderá ser assinado” garante o prefeito William Dib. Com este intercâmbio, Dib espera uma intensa troca de informações e interesses, principalmente em experiência cultural e desenvolvimento econômico-social. “Portugal tem muito a oferecer para a cidade de São Bernardo e com certeza haverá também muita coisa que São Bernardo pode oferecer para a região de Aveiro”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: