CCP: Eleições adiadas para 27 de abril

O embaixador de Portugal decidiu marcar a data de 27 de abril devido ao “feriado brasileiro de 21 de Abril poder prejudicar a presença no ato de votação de alguns potenciais eleitores”.

Da Redação Com Portugal Digital

Valter Campanato – 5.jun.07/ABr

BRASÍLIA >> Embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, concede entrevista à Agência Brasil, em que falou sobre a cúpula entre Brasil e União Européia.

As eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas, no Brasil, inicialmente previstas para dia 20 de abril, foram adiadas para 27 de abril. De acordo com nota, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, decidiu marcar a data de 27 de abril, "devido ao fato do feriado brasileiro de 21 de abril poder prejudicar a presença no ato de votação de alguns potenciais eleitores".

O feriado de Tiradentes cai em uma segunda-feira, o que pode levar muitos portugueses que vivem no Brasil a viajar no fim de semana prolongado, prejudicando as eleições.

Segundo o diplomata, os cadernos eleitorais podem ser consultados pelos interessados, até o próximo dia 01 de março, nos Consulados ou na Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília, junto dos quais poderão ser obtidas informações adicionais sobre estas eleições.

De 11 a 21 de março, os interessados poderão apresentar listas de candidaturas no círculo eleitoral respectivo, que serão afixadas para conhecimento dos eleitores. A campanha eleitoral decorrerá de 4 a 18 de abril, até às 24 horas.

As eleições decorrerão nos consulados ou seções consulares ou na sede de associações que apresentem a sua candidatura para o efeito ao titular do posto ou da seção consular.

O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às Comunidades Portuguesas. Esta é a terceira vez que se realizam eleições para este órgão. As primeiras tiveram lugar em 1997.

Deixe uma resposta