CCP antecipa reunião para falar de Comunidades

 

Da Redação

O Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas deverá antecipar a sua reunião semestral para os próximos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Lisboa. A razão é a falta de sensibilidade do governo português para "questões relacionadas com a emigração e as Comunidades Portuguesas" .

O órgão acusa que há cerca de meio ano que o Governo não tem "qualquer contato com o Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas. Desde que está em exercício, o atual Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas apenas consultou uma vez o seu órgão de consulta, democraticamente eleito por sufrágio universal".

Segundo o documento divulgado em julho, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, atualmente Dr. Antonio Braga, estaria desprezando os 96 conselheiros, considerando assim que não precisa do órgão ou não tem qualquer assunto para consultar.

Em comunicado, o CCP cita ainda a não-consulta ao órgão de representação das comunidades no mundo para a questão da reestruturação consular, sobre o ensino do português no estrangeiro, das delegações do Instituto Camões no mundo, ou o corte dos Créditos Poupança Emigrante. "Nunca nenhum Governo tinha ido tão longe no desprezo das Comunidades, no corte de diálogo com o CCP e o desinteresse pelas questões relacionadas com as Comunidades Portuguesas".

O CCP está solicitando para o próximo mês as audiências com altas personalidades do Estado português, sem saber quem terá disponibilidade "para falar de Comunidades".

Deixe uma resposta