Brasil e Portugal cada vez mais unidos, diz embaixador

O investimento externo cresceu muito nos últimos anos. Segundo o diplomata, os portugueses que vivem e investem estão no Brasil de “coração e alma”. Afirmou que tem “orgulho” do trabalho dos conterrâneos, numa mostra de prestígio a eles próprios e a Portugal.

Na área hoteleira, Seixas da Costa abordou o constante investimento, principalmente na região nordeste do Brasil. E ainda, citou a TAP como porta de ligação entre Portugal e o nordeste do país. Abordou a questão da exportação entre as nações e a tendência de crescimento de 20 a 25% de produtos portugueses para o Brasil, crescimento que ele espera ser cada vez mais expressivo.

A embaixada de Portugal em Brasília é uma das maiores no mundo segundo o embaixador, o trabalho com os consulados honorários é mais complicado, e algumas mudanças serão feitas. “A questão consular é uma questão sensível na cidade de São Paulo”. Para o embaixador, o trabalho dos Consulados deve ter a eficácia do ponto de vista consular com modos de articulação com a comunidade portuguesa, ou seja, o esforço deve ser de todos.

Na área cultural, afirmou que o governo tem estudado formas de mostrar uma nova imagem do país, novos projetos mostrando um Portugal contemporâneo. Por fim, citou a cultura portuguesa e a importância do folclore. Mas afirmou que é imprescindível pensar em gerações futuras tentando acompanhá-las, e sendo realistas no que elas irão acompanhar, um Portugal contemporâneo deve ser apresentado, segundo o Embaixador, de forma que se identifique com os jovens luso-descendentes, já que as tradições sempre serão importantes, mas a cultura portuguesa não se resume a elas.

O Embaixador Seixas da Costa agradeceu as autoridades e empresários presentes no almoço em sua homenagem. Agradeceu o deputado Arnaldo Madeira em representação ao governo de Geraldo Alckmin, e o deputado Arnaldo Faria de Sá. Saudou o Cônsul caboverdeano, citando o país, que nasceu de Portugal, como um exemplo de democracia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: