Vinhos portugueses presentes no Concurso Internacional Bacchus 2018

Da Redação

A Bacchus International Wine Competition é uma importante competição de vinhos, que conta com o reconhecimento da Organization of Vine and Wine.

Aberto aos maiores produtores mundiais de vinho, durante quatro dias o evento reuniu em Madrid um painel mais de 100 especialistas em vinhos, entre jornalistas, sommeliers, traders, enólogos e enófilos oriundos dos cinco continentes, que tiveram como tarefa degustar mais de 1.700 amostras e premiar os melhores vinhos do mundo.

A competição de alto nível técnico traz jurados que avaliam cada um dos elementos que compõem a elegância e o equilíbrio dos vinhos em prova, buscando premiar os melhores vinhos em cada categoria e tipologia, sem levar em conta o critério de preços médios de cada um para criar uma classificação prévia.

Outro diferencial da competição é na dinâmica empregada durante as degustações, que consiste em pausas de 30 minutos entre as sessões de degustação. Esta medida visa evitar a extenuação do palato dos julgadores, que, muitas vezes, pode comprometer a avaliação das amostras.

A participação dos vinhos portugueses

A cada ano, a qualidade e as características ímpares dos vinhos portugueses vêm recebendo reconhecimento internacional. A produção vitivinicultora de Portugal alcançou grande valorização comercial, resultando no aumento do preço médio da garrafa e no respeito dos grandes players do mercado mundial de vinhos.

A participação dos rótulos portugueses em competições internacionais como a Bacchus tem servido tanto para consolidar a tradição dos vinhos portugueses, como promover a qualidade da bebida, a fim de abrir as portas nos países consumidores.

Na edição da Bacchus deste ano, em Madrid, os vinhos portugueses receberam comendas em 30 de seus rótulos das regiões viticultoras mais celebradas. Entre os vinhos premiados, Portugal conquistou 12 medalhas de Ouro e 16 medalhas de Prata.

Dos vinhos portugueses premiados, merecem destaque o rótulo Justino’s Madeira Colheita Malvasia de 1997, que alcançou a maior pontuação, conquistando a medalha Gran Bacchus de Ouro.

Foram premiados com a medalha Bacchus de Ouro vinhos produzidos nas regiões da Bairrada, dos Vinhos Verdes, do Alentejo e, o incomparável vinho do Porto, que, por décadas, tem sido o mais importante representante dos vinhos portugueses no mercado internacional.

Os prêmios internacionais conquistados pelos vinhos portugueses vêm afirmar o amadurecimento dos processos da vinicultura desenvolvidos pelos produtores portugueses, e a sua apreciação pelos paladares mais exigentes do mundo, segundo o portal de vinhos Eno Gourmet Premium.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: