Sabores do Chile reúne empresários e brinda os bons negócios em jantar

Da Redação

Em 30 de agosto, aconteceu o segundo dia do festival Sabores do Chile no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, e contou com três eventos: palestra de Turismo, Rodada de Negócios e um jantar para empresários e autoridades dos dois países.

Na palestra de Turismo, ministrada pela subsecretária de Turismo do Chile, Jaqueline Plass, foram apresentadas as belezas e os números do turismo no país andino, que em 2010 recebeu 233 mil turistas, sendo que até 2014 a meta é aumentar este número em 20% ao ano.

O número de brasileiros que visitam o país também tem crescido consideravelmente. Apenas no primeiro semestre de 2011 houve expansão de 57,6% em comparação ao ano anterior, ou seja, 189.434 contra 120.188.

A Rodada de Negócios, que ocupou duas salas do hotel, contou com mais de 500 reuniões entre 34 empresas chilenas dos setores de alimentos e bebidas e empresários brasileiros que buscam o diferencial dos produtos chilenos.

A expectativa dos empresários chilenos era grande. Vivian Mosnaim, da Waqar, trouxe o seu pisco, bebida destilada de uva, que tem qualidade Premium. “Participar da Rodada de Negócios é uma maneira que temos de nos aproximar dos empresários do Brasil. São Paulo conhece o pisco, mas não sabe da qualidade do produto produzido no Chile. Essa é uma oportunidade importante para nós”. Ao ser questionada sobre suas expectativas acerca dos encontros com os empresários brasileiros, Vivian brinca: “queremos ser referência de pisco chileno Premium”.

Conhecido por seus vinhos, o Chile trouxe ao evento a Cervejaria Kunstmann, localizada em Valdivia, região colonizada por alemães. A empresa já conta com distribuidor no Brasil, mas busca novas parcerias, incluindo as grandes redes de supermercado. Com uma cerveja de qualidade Premium, pretende disputar mercado com as grandes marcas já vendidas no país.

Já os empresários brasileiros que vieram conhecer os produtos oferecidos pelo Chile, buscam ampliar a gama de itens que comercializam, oferecendo maior variedade e novidades para o seu consumidor. É o caso de Eduardo Araújo Mateus Filho, da Araújo Mateus Importação e Exportação, de Salvador (BA), que já comercializa salmão, frutas secas e vinhos, entre outros.

Durante a Rodada, Araújo tinha como meta conhecer novas marcas para ampliar o leque de produtos comercializados por sua empresa, além de ressaltar as vantagens de importar do Chile: “O produto chileno tem muita qualidade, além de contar com a proximidade com o Brasil, que permite uma transação mais ágil e com menor custo.”

Pelo segundo ano participando da Rodada de Negócios, Geraldo Campaholo, da Patrezão Hipermercados, de Araraquara (SP), veio conhecer os produtos e as empresas chilenas para dar início a uma nova etapa nos negócios – a abertura de uma loja voltada ao público classe A, no interior de São Paulo. Entre os produtos de maior interesse estão o salmão e as frutas desidratadas. “Qualidade e apresentação são os grandes diferenciais dos produtos chilenos, melhores até que os produzidos nos países da Europa e Argentina, por exemplo. Essa oportunidade que temos hoje facilita muito na negociação”, relata.

Para encerrar o festival Sabores do Chile, Jorge Montero, embaixador do Chile no Brasil, e Félix de Vicente, diretor nacional do ProChile, ofereceram um jantar, preparado pelo chef Rodolfo Guzmán, para 250 convidados.

O serviço teve dois pratos como entrada: aspargos assados no carvão de espinhos, salsinha e purê de brócolis, e pino, vieiras, iogurte e salsão. O prato principal foi salmão chileno assado em brasa de madeira de tepú e, para a sobremesa, sorvete turrón e crocante de maqui. Tudo preparado pelo chef, que utiliza técnicas de cocção dos índios mapuches aliadas a uma cozinha de vanguarda.

Sobre o Sabores do Chile

O evento Sabores do Chile, que aconteceu em São Paulo nos dias 29 e 30 de agosto, teve como objetivo promover, diversificar e aumentar as exportações chilenas nos setores de alimentos e bebidas. Teve como públicos-alvo importadores, distribuidores, varejistas, atacadistas e redes hoteleiras.

Os dois dias de evento contaram com o seminário Chile: País Plataforma para Oportunidades Comerciais e de Investimento, visitas técnicas, palestra sobre Turismo no Chile, rodadas de negócios e terminou com o jantar comandado pelo renomado chef chileno Rodolfo Guzmán.

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