Gastronomia é a alternativa para manter a forma em Alvações do Corgo

A freguesia de Alvações do Corgo, no concelho de Santa Marta de Penaguião, viveu, no sábado, a primeira “Feira Gastronômica dos 50 cêntimos”. A iniciativa, a cargo do Clube de Amigos de Alvações do Corgo, teve como objetivo angariar fundos para a aquisição de materiais destinados à prática de ginástica. O evento, que decorreu na sede da Junta de Freguesia daquela localidade, atraiu dezenas de curiosos, que fizeram a festa durante à noite. 

Como forma de pôr os músculos a mexer, o Clube de Amigos de Alvações do Corgo, criado em 1982, decidiu promover algumas atividades, como a realização de aulas de ginástica. Mas o material a ser utilizado é dispendioso. Sendo assim, as 42 pessoas, de várias idades, envolvidas nesta atividade, decidiram realizar a Feira dos 50 Cêntimos. Cada uma delas deu o seu contributo e o resultado foram várias mesas recheadas de bolos, caldo verde, pudins, doces, bolas, rissóis, com a vantagem de todos os produtos serem caseiros. O preço de cada uma das “delícias” era somente 50 cêntimos. Com o dinheiro arrecadado e com outras atividades a realizar, a Associação pensa ser possível comprar alteres, colchões e outros equipamentos que permitam dinamizar a boa forma física dos seus associados. 

“Através da nossa Associação, queremos dinamizar a aldeia. Já temos várias atividades, como um grupo de bombos e a realização de alguns torneios”, afirma Ana Rute Mendes, uma das responsáveis pelo Clube de Amigos. 

Mas como todo esse equipamento pretendido é muito caro, esses responsáveis têm já em mente outras iniciativas, com o mesmo propósito, como a participação em outros eventos. Entretanto, Ana Mendes não revela que projetos estão em estudo, mas garante que esta foi somente a primeira feira de muitas que se vão realizar. “Temos outras idéias que pretendemos pôr em prática para dinamizar a nossa aldeia”, sublinha esta responsável. 

Segundo o presidente da Junta de Freguesia daquela localidade, Manuel Liberato, esta iniciativa merece todo o apoio da entidade a qual preside. “O evento é muito criativo. Espero que o Clube consiga alcançar os seus objetivos, já que a ginástica é boa para todos. Outro fato importante é a questão da união entre jovens e os mais velhos. Penso que estas iniciativas comprovam o renascimento da juventude desta freguesia”, finaliza o edil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: