Com bacalhau, Buteco do Portuga vence concurso Comida de Buteco no Rio

Mundo Lusíada

Começou em várias cidades brasileiras a 19ª edição do Comida de Buteco, concurso que agora conta com 21 cidades e em todas as regiões do país – passando neste ano a incluir também Florianópolis – e que elege todo ano os melhores petiscos de bares do Brasil.

No Rio de Janeiro, o ganhador de 2018 foi o BUTECO DO PORTUGA, com o petisco “Marmita do Cabral”: Lascas de bacalhau com legumes (batata e cenoura) cozidos no requeijão e no azeite.

O Buteco do Portuga na Baixada Fluminense (Rua Coronel Francisco Soares, 1351 – Nova Iguaçu) é o primeiro bar fora da capital carioca que chegou a campeão do concurso no Rio.

Em todo o Brasil são quase 600 butecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras.

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais.

Depois de passar por 21 regiões simultaneamente, os 21 campeões de cada cidade serão visitados por um juri extra e, em Julho, é anunciado o melhor buteco do país. Conheça todos os participantes no site www.comidadibuteco.com.br

O concurso

Ele é o primeiro concurso do gênero e desde 2016, se tornou uma Eleição Nacional, com a participação de público e jurados. Em 2017 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor, segundo a organização.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias ( petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades ). Depois elege-se o melhor do Brasil, conhecido e premiado no mês de Julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend