Taça da Liga: Regulamento mal redigido tira direito adquirido do Belenenses

Por Emídio Tavares

Para o Mundo Lusíada Online

Aconteceu nesta terça feira o sorteio dos jogos das semifinais da Taça da Liga; que reunirão os campeões de cada um dos grupos (Porto,Sporting e Benfica) e mais o melhor 2º colocado dentre todos os grupos (V.Guimarães, que teve assim como Acadêmica, Belenenses e Nacional os mesmos 4 pontos, mas venceu no saldo de gols, tendo feito 3 e sofrido 2, com 1 de saldo, igualmente ao Belenenses, embora este tenha feito 2 gols e sofrido 1; porém, por um erro na redação ou de interpretação do regulamento do torneio, onde o parágrafo 3 do artigo 7º diz que em caso de empate em pontos, e no confronto direto entre equipes, o primeiro critério de desempate é o “goal-average”, a Liga resolveu dar a vaga ao time vimaranense, interpretando “goal-average”como maior numero de gols marcados, o que segundo dita a própria FIFA não condiz com a verdade, visto que “goal-average” nada mais é do que a divisão dos gols marcados pelos sofridos, o que coerentemente daria a vaga ao time do Restelo por ter coeficiente nesta divisão de 2, contra 1,5 do time de Guimarães).

Sporting e Benfica, por terem as melhores campanhas nesta fase (3 jogos e 3 vitórias) jogam em casa a 4 de fevereiro, respectivamente contra Porto e V.Guimarães. Os vencedores disputam a grande final a 22 de março.

Minutos antes do sorteio que definiu os jogos da semifinal, a SAD do Belenenses entrou com um recurso tentando impedi-lo de se realizar e requerendo a anulação da decisão relativa aos classificados da 3ª fase da Taça da Liga, propondo conseqüentemente efeito suspensivo para a mesma; o que foi de pronto rejeitado pela Liga dos Clubes.

Coube então ao Belenenses um pedido de impugnação do resultado do sorteio que definiu a penúltima fase da referida competição; através de um recurso apresentado a Comissão Executiva da Liga dos Clubes, que por sua vez teve 48h para apresentá-lo ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

Nesta 6ª feira a FPF comunicou aos interessados (Benfica , V.Guimarães e Belenenses) que a partida entre encarnados e vimaranenses, a principio marcada para 4 de fevereiro, esta suspensa devido a fato do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa ter acatado o recurso do Belenenses.

Cabe agora a Liga dos Clubes entrar com um recurso contra esta decisão. Se por ventura, no julgamento do mérito o Belenenses perder, caberá ainda aos seus dirigentes avançarem com uma Providencia Cautelar ao Tribunal Administrativo, pedindo a impugnação do sorteio e suspensão dos jogos, até que a decisão do caso, em ultima instancia, seja tomada.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: