Quem é Gustavo Maia? Um olhar sobre o novo prodígio brasileiro do Barcelona

O Barcelona sempre teve uma queda pelos jogadores sul-americanos – os brasileiros, em específico – como Dani Alves, Arthur, Paulinho, Rafinha, Phillippe Coutinho, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar – para citar apenas alguns – todos jogando pelo gigante catalão nas últimas duas décadas. E, assim como Arthur, que deixou o Camp Nou para ir à campeã italiana Juventus, outro craque acaba de se juntar ao Barça.

De acordo com o Globoesporte, o Barcelona – que, de acordo com as apostas online na Betfair, era o adversário a vencer antes da derrota para o Bayern de Munique – “exerceram o direito” de contratar o atacante Gustavo Maia das categorias de base de São Paulo por 4,5 milhões de euros.

O técnico do Barça, Quique Setién, está de olho no jovem de 19 anos há algum tempo e, em janeiro, após o Barça assisti-lo na Copa São Paulo de Juniores, o Tricolor e o clube catalão concordaram com um valor inicial de 1 milhão de euros. A equipe da Liga espanhola terá até 15 de julho para decidir se deseja pagar os 3,5 milhões de euros adicionais.

Acredita-se que o Barcelona, que derrotou o time espanhol Atlético Madrid, e o Liverpool, campeão da Premier League inglesa, com a contratação do jovem de 19 anos, terá 70% do passe do brasileiro, enquanto o Tricolor manterá uma participação de 30% do jovem para uma nova venda.

Apesar de ainda não ter disputado uma partida pelo time principal do São Paulo, Gustavo Maia, que ingressou ao Tricolor aos 14 anos, tem se destacado nas categorias de base. Após cinco anos, o jovem já jogou mais de 100 vezes e conquistou sete títulos com o São Paulo.

Na primeira temporada de Maia, ele marcou oito gols em 20 partidas. Com isso, ele se destacou realmente alguns anos depois, quando teve sua melhor temporada em 2018 – marcando 30 gols em 36 jogos pela equipe Sub-17.

O jovem de 19 anos também é conhecido por sua velocidade, habilidade de passe e, claro, sua boa finalização – que lhe rendeu a Chuteira de Ouro do Paulistão Sub-20 de 2019 com 21 gols. Ele também é um atacante versátil. Maia pode jogar na ala esquerda, numa formação com dupla de atacantes ou como único atacante.

Não é nenhuma surpresa que Maia, que gosta de sair da área e ir à linha de fundo, tenha confiança com a bola aos pés e, no típico ritmo do samba, não tendo medo de driblar zagueiros. No entanto, seu físico pode ser problemático. Maia tem apenas 1,67m de altura, e pesa apenas 59 kg! No entanto, temos certeza de que ele pode aprender a lição de Lionel Messi – que superou os mesmos problemas para se tornar um dos melhores jogadores de futebol do mundo.

Enquanto isso, Maia não deve ser o único brasileiro a chegar ao Camp Nou neste verão. Os gigantes catalães também estão interessados no goleiro da Ponte Preta, Ivan.

A Ponte Preta, que fica em Campinas, a 60 quilômetros de São Paulo, queria inicialmente 5 milhões de euros pelo jovem de 23 anos. No entanto, o Coronavírus os obrigou a reduzir o preço pedido para menos de 1 milhão – colocando o Barça, com a concorrência do Flamengo, Palmeiras e Corinthians, em alerta vermelho.

Ivan se tornou goleiro titular da Macaca em 2018, e fez 51 partidas na Série B desde então, enquanto também impressionou em cinco partidas pela Seleção Sub-23 – ajudando a se classificar para as Olimpíadas de Tóquio, que acontecerão no ano que vem.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: