Portugal perde na abertura da Eurocopa 2012

Por Emídio Tavares

O jogador português Nani, à esquerda, com o jogador alemão Lahm durante partida do grupo B da UEFA EURO 2012 na Arena Lviv Satadium, em Lviv, Ucrânia, 9 de Junho 2012. Foto: MARIO CRUZ/LUSA

Portugal, que entrou a campo com Rui Patrício, João Pereira, Coentrão, Bruno Alves e Pepe; Raul Meireles, Miguel Veloso, João Moutinho e Helder Postiga; Nani e Cristiano Ronaldo; iniciou sua participação na Euro 2012, neste sábado dia 09, jogando em Lviv (Ucrânia) contra a Alemanha, numa partida em que as duas seleções começaram cautelosas, sem ousar muito no ataque, com ligeiro domínio de bola por parte dos alemães durante toda a primeira etapa, principalmente face a maior qualidade técnica de seus jogadores.

Porém, a maior e mais clara chance de gol nos 45 minutos iniciais aconteceu a favor dos portugueses aos 44 minutos quando, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Pepe, que acertou forte chute no travessão alemão, com a bola ainda quicando na risca da marca fatal e não entrando.

Para a etapa complementar, Portugal foi para cima dos alemães (Nelson Oliveira entrou logo de cara no lugar de Postiga; e no decorrer da partida Varella substituiu Raul Meireles) concatenando mais jogadas de ataque e acuando os alemães em seu campo de defesa durante os 20 minutos iniciais. Porém aos 27, uma bola alçada para a área lusa desviou no cotovelo de João Moutinho e encontrou a cabeça do gigante Mario Gomes, que ganhou fácil de cabeça do baixinho e fraco lateral João Pereira, mandando-a para o fundo das redes portuguesas.

Daí para frente a Alemanha só jogou para garantir o resultado, segurando a forte ofensiva lusa até o apito final. Pelo menos 4 vezes Portugal esteve perto de igualar o marcador, com um chute forte e cruzado de Cristiano Ronaldo, que o goleiro desviou de manchete para escanteio; outro de Nani na forquilha; um de Varella, que na cara do gol chutou em cima do goleiro alemão; e o último de Coentrão, que também na cara do gol chutou nas costas do defensor germânico aos 44 minutos.

Com esta derrota, somada a derrota da Holanda para a Dinamarca por 1×0, Portugal amarga o último lugar de seu grupo ao lado dos holandeses, e agora enfrenta na próxima quarta-feira (às 13h), na mesma Arena Lviv, a Dinamarca, precisando vencer para ainda sonhar com uma vaga para a próxima fase. A última partida de Portugal nesta fase acontece no próximo domingo, dia 17, no Estádio do Metalist, as 15:45h, contra a Holanda.

Leia mais em Destaques da Semana: Vitor Baia falido

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: