ONU e Barcelona Futebol Clube fecham parceria

Time de Ronaldinho Gaúcho apoiará projetos no Equador, no Nepal e em Ruanda com refugiados e deslocados.

Letícia Camargo Da Rádio ONU

Rádio ONU

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, assinou nesta terça-feira, 22 de janeiro, um acordo com o Clube de Futebol Barcelona, da Espanha.

A parceria entre o time de Ronaldinho Gaúcho não é a primeira entre a equipe e uma agência da ONU. Em 2006, o Barça firmou uma iniciativa com o Unicef para programas de prevenção ao HIV/Aids na África.

O objetivo do acordo é alertar o público para as necessidades de refugiados e pessoas que foram deslocadas de seus locais de origem.

Além disso, a parceria com um dos times de futebol mais famosos do mundo procura chamar a atenção para a importância do esporte como ferramenta para educação e como forma de adaptação em um novo ambiente, estreitando os laços de convivência entre refugiados e populações locais.

Projetos Os primeiros projetos vão acontecer no Equador, Nepal e Ruanda promovendo a mensagem entre crianças e adolescentes. Atualmente, há cerca de nove milhões de jovens refugiados em todo o planeta que foram obrigados a fugir de seus lares, às vezes vivendo experiências traumáticas.

Em abril do ano passado, a parceria com o Unicef rendeu ao Barcelona o prêmio "Espírito de Esporte".

Deixe uma resposta