Num jogo feio, Portugal vence e aumenta expectativa de classificação

Por Emídio Tavares

Estela Silva/Lusa Portugal

>> Jogadores da Seleção de Portugal Pepe (E), Bruno Alves e Duda comemora o gol durante a partida contra a Hungria em 09 de Setembro de 2009 no Estádio Puskas, em Budapest na Hungria.

Jogando na Hungria na quarta-feira, 09 de setembro, e precisando ganhar para ainda sonhar com a classificação, Portugal fez o suficiente para vencer o jogo pelo placar mínimo, e manter suas expectativas de chegar ao Mundial de 2010; que agora melhoraram, mesmo com a vitória da Suécia em cima de Malta por 1×0.

Com raros lances de gol para ambas as equipes, Portugal sempre foi mais objetivo, e na primeira chance real marcou, logo aos 9 minutos, quando numa cobrança de falta do lado esquerdo do ataque luso, Deco cruzou para a área e Pepe, aparecendo de surpresa entre 4 zagueiros (dois marcando Liedson e os outros dois marcando Cristiano Ronaldo), se antecipou ao goleiro húngaro e cabeceou para o fundo das redes. No mais, apenas no final de cada tempo a seleção da casa pressionou, mas sem objetividade, o que ajudou Portugal a garantir a vitória. Carlos Queiroz preferiu formar um meio de campo com Raul Meireles, Tiago e Deco (que foi sacado ao início da etapa complementar para dar a vez a Simão Sabrosa); e desta feita entrou de cara com Liedson ao lado de Cristiano Ronaldo. A poucos minutos do final, o treinador luso sacou Tiago e colocou o zagueiro Rolando; e sacou Liedson (que foi caçado em campo) para fazer entrar Nani.

Mesmo com a vitória sueca sobre Malta por 1×0 (gol marcado aos 36 minutos do segundo tempo), a seleção portuguesa melhorou suas chances de classificação, isto porque a Dinamarca empatou na Albânia, com os donos da casa, por 1 gol. Com estes resultados, a Suécia (que agora soma 15 pontos, 2 a mais que Portugal) joga sua próxima partida fora, contra os Dinamarqueses, que mesmo chegando aos 18 pontos, ainda não estão matematicamente classificados; e então deverão dificultar as coisas para o time da Suécia (o que poderia não acontecer se já estivessem garantidos no mundial). Já Portugal (com 13 pontos) joga novamente contra a Hungria, agora em território luso (Estádio da Luz a 10 de outubro), precisando de mais uma vitória. Na última jornada deste grupo, a Dinamarca recebe a seleção da Hungria; Portugal recebe Malta (a 14 de outubro no Estádio D.Afonso Henriques, em Guimarães); e a Suécia, também em casa, enfrenta a Albânia.

Deixe uma resposta