Lusa vai bem mas é punida com um gol de pênalti

Da Redação

José Cunha

A Portuguesa perdeu em sua estréia no Campeonato Paulista 2009. Nesta quarta-feira à noite, o Guarani levou a melhor em Campinas e, com um gol de pênalti na segunda etapa, bateu a Lusa por 1 a 0. Resultado que acabou sendo um banho de água gelada, depois de a equipe do Canindé fazer um excelente primeiro tempo e deixar escapar algumas oportunidades de balançar a rede adversária. A recuperação tem tudo para acontecer na próxima rodada, quando a Lusa enfrenta o São Paulo, no próximo domingo, às 17 horas, no Canindé.

O jogo Quatro dos oito reforços da Lusa já estrearam no time titular: o goleiro Fábio, o zagueiro Alex Bruno, o lateral César Prates e o meio-campista Marco Antonio. Mesmo atuando fora de casa, a Portuguesa logo tomou a iniciativa da partida. Com quatro minutos, Alex Bruno já tinha assustado o goleiro do Guarani. Aos nove, Fellype Gabriel fez grande jogada na linha de fundo, cruzou rasteiro mas a defesa campineira afastou o perigo.

O time do Canindé continuou em cima, pressionando. O gol amadurecia. Aos 16, em um contra-ataque, Fellype Gabriel lançou Héverton, que tocou de primeira e encontrou Edno frente a frente com o goleiro Douglas. O chute saiu forte, rasteiro, mas o goleiro adversário segurou, sem deixar a bola escapar.

Os donos-da-casa assustaram apenas uma vez na primeira etapa. Em uma cobrança frontal da intermediária, que o goleiro Fábio espalmou e a defesa lusitana não deu rebote. A resposta da Lusa foi imediata. Athirson arriscou de longe, o goleiro do Guarani deu rebote, mas Fellype Gabriel não conseguiu finalizar com perfeição. Aos 27, outro grande lance da Portuguesa. Erick apareceu de surpresa pela lado esquerdo e cruzou rasteiro, Fellype Gabriel desviou e a defesa campineira tirou quase em cima da linha. Pouco depois, Marco Antonio disparou uma bomba de fora da área e Douglas mais uma vez salvou a pele do Guarani.

Na segunda etapa, o Guarani se soltou mais. Deixou de só se defender e passou a atacar a Lusa com mais freqüência. Mesmo assim, a Lusa continou apostando bastante em seu poder ofensivo. Aos sete, Edno recebeu dentro da área e bateu cruzado. A bola explodiu na defesa e aliviou o goleiro Douglas.

Aos 19, Fabrício Carvalho, que acabara de entrar no lugar de Héverton, carimbou a trave da meta campineira. No minuto seguinte, o goleador voltou a assustar com outra bola pelo alto em que desviou, passando perto do alvo.

Aos 24, Cléber Abade marcou pênalti de Rai em Chiquinho. Na cobrança, Fernando Gaúcho converteu e colocou o Guarani em vantagem: 1 a 0. A Lusa só tinha uma coisa a fazer: partir em busca do empate. Aos 30, Douglas fez outra defesa importante. No rebote, Fellype Gabriel arriscou e a bola desviou no meio do caminho e saiu pela linha de fundo. Estevam Soares ainda arriscou, mexeu no time, usou as opções no banco de reservas, mas o golzinho não veio.

Ficha técnica: Portuguesa: Fábio, Alex Bruno, Bruno Rodrigo e Erick, César Prates, Rai (Miltinho), Marco Antonio, Fellype Gabriel (Carlos Alberto) e Athirson, Héverton (Fabrício Carvalho) e Edno. Técnico: Estevam Soares Guarani: Douglas, Maranhão, Plínio, Augusto e Itaqui, Rafael Fefo, Glauber, Mário César (Bruno) e Cléverson (Dairo), Chiquinho (Henrique) e Fernando Gaúcho. Técnico: Luciano Dias Gol: Fernando Gaúcho, aos 24 minutos do 2º tempo Juiz: Cléber Wellington Abade (SP) Cartões amarelos: Glauber, Rafael Fefo e Rai Renda: R$ 41.865,00 Público: 4.283 pagantes Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, 21/01/2009

Deixe uma resposta