Destaques: Jesus rompe com Árabes e volta ao Benfica se os encarnados bancarem o fisco

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Jesus rompe com Árabes e volta ao Benfica se os encarnados bancarem o fisco

A relação entre o treinador Jorge Jesus e clube Al-Hilal se deteriorou nos últimos dias de tal forma que ambos já assinaram em comum acordo a rescisão contratual com indenização de 500 mil euros para o técnico português. Até um substituto já foi contratado: trata-se do croata Zoran Mamic que acaba de se desligar da equipe do Al Ain. Ainda assim Jesus deixa a equipe em primeiro lugar no campeonato com 3 pontos de vantagem para o vice-líder Al-Nasr dirigido por Rui Vitoria. A gota d’água da rescisão antes do termino do vinculo foi o fato do técnico não ter concordado em renovar o contrato que só venceria daqui cinco meses e meio. Nesse período Jesus abocanhou 5,1 milhões de euros, valor esse que pode ser reduzido quase à metade pelo fisco português caso o treinador retorne já a Portugal para prosseguir na sua atividade. Especula-se que alem do Benfica, a Roma também teria interesse no treinador, visto que após a goleada sofrida na Taça da Itália por 7×1 para a Fiorentina o ambiente para o técnico Di Francesco ficou insustentável.

Um Portugues Campeão Da Taça Asiatica Pelo Qatar

Pedro Ró-Ró, português naturalizado catari, foi um dos artífices da inédita conquista da Taça da Ásia pelo Qatar esse final de semana na vitória frente ao Japão por 3×1. Seu nome é Pedro Correia, lateral direito com características ofensivas, nasceu em Mem Martins, tem 28 anos, já passou nas categorias de base do Benfica, Estrela da Amadora, Estoril e como profissional pelo Aljustrelense quando então foi para o Al-Ahli com 20 anos em 2001. Em 2016 ingressou no Al Saad de Jesualdo Ferreira no Qatar, se naturalizou e daí foi um passo para representar a Seleção do Qatar. O apelido Ró-Ró vem de seu fanatismo desde criança pela dupla de antigos craques brasileiros Romário e Ronaldo.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 19a jornada, ocorrida ao inicio dessa semana, teve os seguintes resultados:

28/1 (segunda)

Marítimo 0x2 Rio Ave

Moreirense 2×1 Nacional

Tondela 0x2 Aves

Feirense 1×2 V.Guimarães

29/1 (terça)

Benfica 5×1 Boavista

Portimonense 0x1 Chaves

Braga 1×0 S.Clara

30/1

V.Setubal 1×1 Sporting

Porto 3x 0 Belenenses

Já a 20a jornada começou nessa sexta com os seguintes confrontos:

Sexta (01/2)

Rio Ave 2×2 Tondela (20:30h)

Sábado (02/2)

Chaves 1×0 Marítimo (15:30h)

Boavista 2×0 Feirense (15:30h)

Aves 0x2 Braga (20:00h)

Domingo (03/2)

Nacional 0x0 V.Setubal (15:00h)

S.Clara 2×1 Portimonense (15:00h)

Sporting 2×4 Benfica (17:30h)

V.Guimarães 0x0 Porto (20:00h)

A jornada só termina amanha, segunda dia 4, com o jogo das 20:15h entre Belenenses e Moreirense.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Porto

O meia Sergio Oliveira, pouco utilizado por Sergio Conceição que o taxou de descompromissado com o elenco, esta sendo emprestado ate o final da temporada ao PAOK da Grécia, com preço do passe fixado em 12 milhões de euros.

Belenenses

O Estádio do Jamor, ate então utilizado pela SAD do Belenenses para o mando de seus jogos, será interditado por tempo indeterminado pela Liga por conta do péssimo estado de seu gramado que precisa ser refeito. Possivelmente então a equipe de Belém deveria recorrer ao campo do Real Sport em Massama para mandar suas partidas, que porem por condições técnicas relacionadas ao VAR foi descartado. Por agora se sabe apenas que o próximo jogo, contra o Moreirense, será disputado no Bonfim, Estádio do V.Setubal.

Boavista

O técnico Lito Vidigal declarou ao inicio dessa semana que embora tivesse propostas do exterior, resolveu assinar pelos axadrezados (ate 2020) para continuar em Portugal e por se tratar de um dos grandes clubes do país.

Sporting

Tiago Ilori, zagueiro central e ex-jogador da base leonina, acaba de ser recontratado, junto ao Reading, pagando os leões perto de 2,5 milhões de euros por 60% do passe. Contrato valido por 4,5 temporadas.

Gonzalo Plata, atacante equatoriano de 18 anos e que pertencia ao Independiente Del Valle, assinou por 5,5 temporadas devendo desembarcar em Portugal daqui duas semanas. A clausula rescisória foi fixada em 60 milhões de euros.

Outro que chega é o lateral-esquerdo Cristian Borja, por quem os leões pagaram ao Toluca pouco mais de 3 milhões de euros por 80% do passe. Contrato valido por 5,5 temporadas e clausula rescisória fixada em 45 milhões de euros.

O zagueiro luso de 30 anos da seleção portuguesa, Luis Neto, em final de contrato com o Zenit, assinou contrato de 3 anos sendo reforço para a próxima temporada já a partir de junho próximo.

Benfica

Diferentemente do que fora divulgado ano passado, agora sim Nelson Semedo cumpriu 50 jogos pelo Barcelona (estando pelo menos 45 minutos em campo) permitindo dessa forma o encaixe de mais 5 milhões aos cofres encarnados conforme clausula contratual da sua venda aos espanhóis.

Facundo Ferreyra estava sendo emprestado por 1,5 temporadas ao Anderlecht da Bélgica, mas não aceitou as bases salariais dos belgas que impunham metas. Acabou por ir para o Espanhol por 1,5 temporadas, equipe que pagara integralmente seus vencimentos na casa de 2,2 milhões de euros livre de impostos por temporada.

Outro que vai para o Espanhol cedido por empréstimo ate o final da temporada (mas sem opção de compra) é o médio luso-guineense Alfa Semedo, contratado pelos encarnados ao inicio dessa temporada junto ao Moreirense.

Já Castilho, comprado ha menos de um ano ao Pumas do México por 7,9 milhões de euros, esta de regresso aquele país só que para atuar no America que pagara aos encarnados 9 milhões por sua liberação, sendo 7 milhões de imediato e mais 2 por metas alcançadas.

Portugueses no Exterior

O Irã de Carlos Queiros perdeu por 3×0 para o Japão na semifinal da Taça Asiática, com o técnico luso anunciando ao final da partida seu desligamento da seleção iraniana, o que aumenta a especulação de sua contratação pela Seleção da Colômbia, já dada como praticamente certa pelos cartolas desse país, que inclusive afirmaram que Queiroz indicara 4 patrícios para comporem sua comissão, que devera estrear no amistoso contra o Japão em Tóquio a 22 de março.

Ruben Semedo, zagueiro português que pertence ao Villarreal e estava emprestado ao Huesca depois de ter sido preso e acusado de crimes na Espanha, foi dispensado e agora ingressa no Rio Ave ate o final da temporada.

Leonardo Jardim não teve uma reestreia feliz no Mônaco. Enfrentou o Guingamp pela Taça da Liga da França, teve um jogador expulso nos 15 minutos iniciais, ainda assim fez 1×0 num golaço de Rony Lopes após passe de Gelson Martins, mas permitiu o empate que levou a decisão para os pênaltis onde foi eliminado por 5×4.

A pedido de Jardim o Mônaco conseguiu trazer por empréstimo ate o final da temporada, em troca de Tielemenas, o meio campista português do Leicester, Adrien Silva.

Para surpresa de todos a Juventus, jogando com todos seus craques, foi eliminada ao meio da semana da Taça da Itália ao ser goleada pela Atalanta, fora, por 3×0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend