Destaques da Semana: Villas Boas demitido do Chelsea

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Foto/Arquivo: Portugal em 06 de Abril 2011. JOSE COELHO/LUSA

Villas Boas demitido do Chelsea

Os péssimos resultados na Liga Inglesa de Futebol (o Chelsea estava domingo passado a 20 pontos do líder Manchester City), somados a animosidade que muitos jogadores do elenco tinham com o técnico português Andre Villas Boas; levaram o dono do time, Abramovich, a demiti-lo no último domingo, após outra derrota, desta feita por 1×0 para o West Bromwich. A demissão do técnico era eminente, e já se arrastava desde os festejos de final de ano quando o português impediu que um jogador, que estava se desvinculando da equipe inglesa para atuar em outro país, participasse com todo o elenco daquelas tradicionais comemorações festivas. Somado a isso, os jornais ingleses dão como gota d’água para a sua demissão o atrito que supostamente teve com o atacante espanhol Fernando Torres, pouco utilizado pelo baixo desempenho técnico que vem demonstrando. Interinamente assume o comando a equipe seu auxiliar Di Matteo; mais um que os jogadores do time inglês não suportam. Villas Boas ficou pouco mais de 8 meses no Chelsea, onde recebia (e continuara recebendo ate ser contratado por outra equipe) 200 mil euros/mês. A multa rescisória pela demissão esta na casa dos 13 milhões de euros (mas ainda existe uma negociação em torno do valor real que será pago ao técnico luso). Vale lembrar que para contratá-lo junto ao Porto o time inglês pagou a época uma multa rescisória de 15 milhões de euros. As últimas manchetes, tanto dos jornais britânicos quanto dos italianos, dão conta de um possível acordo de Villa Boas com a Roma, que está na eminência de demitir seu técnico (chegou-se inclusive a ser noticiado uma reunião a pouco mais de um mês do técnico luso com dirigentes italianos, em Londres, quando então Villas Boas recusou uma proposta para dirigir a Roma).


Portugueses do Apoel ajudam Portugal a recuperar o 5º lugar

Contando com 3 portugueses em sua equipe (Helder Sousa, Paulo Jorge e Nuno Morais); e mais um ex-jogador de Benfica e Marítimo (o brasileiro Manducas), o Apoel eliminou os franceses do Lyon, após vitoria no tempo normal por 1×0 (devolvendo o resultado que o Lyon fez na Franca); empate sem gols na prorrogação; e vitória na decisão por pênaltis, fazendo 4×3. Com isso (e somando-se ainda as vitórias de Benfica e Sporting), a equipe do Chipre ajudou Portugal a reassumir o 5º lugar no ranking de países da FIFA (que no momento era ocupado pelos franceses), e que servira para determinar o número de equipes que o pais colocara nas Tacas Europeias dentro de 2 temporadas (o 5º lugar coloca 3 equipes na Liga dos Campeões, sendo 2 de forma direta). Contudo, os franceses do Marselha ainda fazem o jogo de volta na próxima terça em Milão contra a Inter (na partida de ida disputada na Franca o Marselha venceu por 1×0); e se evoluírem na disputa poderão retomar, pelo menos provisoriamente, o 5º lugar para a França. No momento Portugal tem 54179 pontos em 5º lugar; e a França 54011 em 6º.

 


TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEOES: Benfica entre os 8 melhores da Europa

Dia 6 de março, terça

Benfica x Zenit (jogo de volta)

Os russos venceram o primeiro jogo em casa 3×2; garantindo a vantagem do empate nesta partida de 6 de marco na Luz, para evoluir na disputa. Mas com 3 mudanças na equipe em relação ao jogo de sexta passada frente ao Porto, Jesus descansou Garay, Nolito e Aimar, fazendo entrar em seus lugares Jardel, Bruno Cesar e Rodrigo. E a tática deu certo, pois o Benfica dominou amplamente a primeira etapa, acuando os russos no campo de defesa e criando inúmeras oportunidades; embora só uma tenha sido convertida em gol, já nos acréscimos da etapa inicial, por Maxi Pereira. No segundo tempo, a equipe encarnada se acomodou e passou a atuar nos contra-ataques, o que levou o Zenit a criar algumas oportunidades deixando arrepiada a torcida lusa nas arquibancadas. Já nos últimos minutos Jorge Jesus fez entrar Nelson Oliveira, que também nos acréscimos fez o gol final da partida (apos passe de Bruno Cesar), decretando a vitoria do Benfica, que garantiu mais 4 milhões em caixa por conseguir, apos seis anos, evoluir para as quartas-de-final da Liga dos Campeões, estando novamente entre as 8 melhores equipes da Europa.

 

LIGA EUROPA: Calcanhar de “ouro” vale importante vitória para Leões de Alvalade

Dia 8, quinta, Lisboa

Sporting e Manchester City (jogo de volta acontece em Manchester, a 15 deste mês) jogaram no início da noite desta quinta em Lisboa, perante um público de aproximadamente 35 mil expectadores, e fizeram no primeiro tempo uma partida de igual para igual, onde as duas equipes procuraram sempre o gol, prevalecendo ao final dos 45 minutos iniciais a boa performance dos dois goleiros. Para o segundo tempo o Sporting, que não se intimidou com o milionário time inglês, aumentou a pressão na meta adversária obtendo êxito aos 6 minutos quando, após cobrança de falta executada por Matias Fernandes e rebatida pelo goleiro do Manchester, Xandão marcou de calcanhar para delírio da torcida leonina. Aos 16 Wolfswinkel perdeu gol certo e que poderia decretar ali uma boa vantagem portuguesa para o jogo de volta. Atrás no marcador, o técnico Mancini, do Manchester City, fez entrar a campo o polemico craque Balotelli; que por sua vez deu outro poderio ao ataque inglês, colocando em polvorosa a defesa leonina, que ainda tremeu com duas bolas na trave do goleiro Rui Patrício. Mas a garra e determinação que Sá Pinto conseguiu impor aos seus comandados valeram como garantia para segurar a importante vitoria por 1×0; elevando as esperanças leoninas de conseguir a classificação na próxima quinta-feira na terra da rainha.

 

TAÇA DA LIGA

A Liga de Clubes definiu as seguintes data e horários para os jogos de ida da semifinal da Taca da Liga, a saber:

Terça-feira, 20 de marco, as 20:45h, Benfica x Porto

Quinta-feira, 22 de marco, as 20:15h, Gil Vicente x Braga

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 21ª jornada só terminou nesta segunda, dia 5, com o U.Leiria recebendo as 20:15h o Olhanense, e perdendo por 3×1.

Já a 22a jornada começou nesta sexta as 20:15h quando o Marítimo recebeu o Feirense, vencendo-o por 2×1.

No sábado, dois jogos: o Braga bateu por 2×1 o U.Leiria; chegou aos 51 pontos (1 atrás do Porto) e com isso somou sua 11ª vitória consecutiva na Liga (sendo 6 vitorias em casa e 5 vitorias fora; com a ultima derrota aconteceu justamente na 11ª jornada, no Dragão, para o Porto por 3×2).

Um pouco mais tarde o Porto sofreu para empatar com a Acadêmica, que vencia por 1×0 desde os 39 minutos da etapa inicial, e só cedeu o empate no 3º minuto de acréscimo do tempo final, em decorrência de uma penalidade máxima muito contestada (e que resultou na expulsão do jogador Pepe, do time de Coimbra); onde jogadores da Acadêmica alegavam bola na mão e não mão na bola conforme assinalado pela arbitragem. Pelo lado dos donos da casa, também houve a reclamação de duas supostas penalidades não marcadas, no decorrer da partida.

No domingo, cinco jogos, sendo três às 16h (Rio Ave 3×0 V.Setubal; Ollhanense 4×4 Nacional e Beira-Mar 1×0 Gil Vicente); um as 18:15h (Pacos de Ferreira 1×2 Benfica) e o ultimo as 20:15h (Sporting 5×0 V.Guimarães).

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Godinho Lopes regressou esta semana a Portugal, depois de uma breve e secreta passagem por Angola, onde foi procurar investidores para a SAD leonina.

V.Guimarães

Alguns jogadores vimaranenses já se mobilizam no sentido de pedir ajuda ao sindicato da categoria visando sanar a crise que assola o time de Guimarães, que esta há 3 meses sem lhes pagar salários. Alem disso, o clube foi denunciado a FIFA pelo clube argelino ASO Chlef, que reclama uma divida de 600 mil euros pelo não pagamento da transferência de seu antigo jogador Soudani, para a cidade berço.

Benfica

A SAD encarnada recusou uma proposta da Olivedesportos, para transmissão dos jogos da equipe da Luz por cinco temporadas da Superliga Portuguesa (de julho de 2013 e junho de 2018), de 111 milhões de euros (mais de 22 milhões de euros por temporada). Essa mesma empresa tem contrato com o Porto, e com clausula leonina, que a obriga a repassar ao time de Pinto da Costa valores nunca inferiores a 20% do que for pago ao Benfica. Atualmente o Benfica recebe desta empresa algo em torno de 7 milhões por temporada.

No ranking de clubes da UEFA, e que leva em conta o desempenho na atual temporada das Tacas Europeias, num total de 236 equipes o Benfica e o terceiro colocado, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. Em 12 jogos o time encarnado perdeu apenas uma partida (3×2 para o Zenit, na Rússia), venceu 6 e empatou 5.

Javi Garcia, que recebia 125 mil euros/mês, renovou contrato com o Benfica, passando a ganhar agora algo em torno de 150 mil euros/mês (tal como Luisão e Garay). A multa rescisória será de 30 milhões de euros. Seu contrato anterior venceria em 2014; e o novo agora vencera somente em meados de 2018.

Seleção Portuguesa

A seleção inicia seus preparativos em maio, estagiando em Óbidos, visando a Eurocopa. A 26 de maio faz amistoso no Estádio de Leiria contra a Macedônia; a 2 de junho enfrenta na Luz a Turquia; e a 4 de junho parte para a Polônia, onde inicia sua participação na Euro defrontando a Alemanha dia 9; a Dinamarca dia 13; e a Holanda dia 17. Dia 14 de maio Paulo Bento divulga a lista final dos convocados.

Paulo Bento, que tem contrato terminando no final da Euro deste ano, insiste em saber já o seu futuro; mesmo porque sabe que no caso de uma campanha irregular na disputa, dificilmente continuara para o Mundial do Brasil.

 

Portugueses no Exterior

Com a demissão de Villas Boas aumentam os rumores da saída de Mourinho do Real para o Chelsea. Tablóides ingleses garantem que Mourinho só vai para o Chelsea por salários anuais em torno de 14,5 milhões de euros e se puder levar junto Cristiano Ronaldo.

Carlos Queiroz conheceu os integrantes do seu Grupo A da zona asiática, que defrontaram o Irã na terceira fase das eliminatórias visando o Mundial do Brasil. Os jogos acontecerão entre 3 de junho de 2012 e 18 de junho de 2013, sendo que os dois primeiros de cada grupo garantem imediatamente a presença no Mundial do Brasil; e os terceiros colocados posteriormente ainda disputam uma repescagem visando mais uma vaga. Os integrantes de seu grupo e adversários diretos são: Coréia, Uzbequistão, Catar e Líbano. Já o Grupo B e formado por Japão, Austrália, Iraque, Jordânia e Oman.

No encontro, pela Liga Europa, do Besiktas com o Atlético de Madrid esta semana na Espanha (vitoria do Atlético por 3×1); Quaresma foi substituído por Carlos Carvalhal ao intervalo, e nos vestiários bateu boca com o treinador luso, que de imediato já o afastou da partida que o time realizou este domingo pelo campeonato turco; ficando ainda por definir se também assim o fará para o jogo de volta contra o Atlético de Madrid, ao meio desta semana, na Turquia.

O campeonato egípcio desta temporada foi definitivamente cancelado pela federação local; porem, para que as equipes não fiquem paradas, será realizado um torneio amistoso, onde já estão confirmados 18 dos 20 times daquela liga, que serão divididos em dois grupos e farão jogos com portões fechados. Das equipes que estiveram no jogo em que 74 torcedores morreram em confronto, o Al Masry (equipe mandante) já definiu que não ira participar. Já o Al-Ahly, do técnico português Manuel Jose, ainda não definiu se participara da disputa; mesmo porque alguns de seus jogadores, após o ocorrido, chocados, resolveram abandonar o futebol.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: