Destaques da Semana: Sporting Campeão Europeu de Hóquei sobre Patins

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Sporting Campeão Europeu de Hoquei sobre Patins

Depois de eliminar o Benfica nas semifinais, o Sporting enfrentou nesse domingo, na finalíssima da Liga dos Campeões Europeus de Hóquei, o Porto que por sua vez eliminou, também nas semifinais, o Barcelona. Na decisão os leões se impuseram no seu território, Pavilhão João Rocha, e golearam os dragões por 5×2, conquistando o 2º titulo europeu da categoria após 42 anos da sua ultima vitória na temporada 1976/1977; igualando os dragões (1985/1986; 1989/1990) e os encarnados (2012/2013; 2015/2016) em números de conquistas europeias.

As “Duas Finais” Para Benfica E Porto

Restando duas jornadas para o termino do campeonato, Benfica e Porto brigam cabeça a cabeça pelo titulo, com os encarnados a frente e ainda levando vantagem nos três primeiros critérios de desempate (venceu os dois confrontos diretos, tem melhor saldo de gols e também o melhor ataque). Eis os adversários de cada um nas ultimas duas jornadas e o local dos jogos:

33a jornada =>

Benfica jogou fora com o Rio Ave

Porto jogou fora com o Nacional

34a jornada=>

Benfica joga em casa com o S.Clara

Porto joga em casa com o Sporting

Superliga Portuguesa De Futebol

A 33a jornada teve inicio nessa sexta:

10/5 (sexta)

Aves 0x1 Moreirense (20:30h)

11/5 (sábado)

S.Clara 4×4 Feirense (15:30h)

Portimonense 3×2 Marítimo (15:30h)

Boavista 4×2 Braga (18:00h)

Sporting 1×1 Tondela (20:30h)

12/5 (domingo)

Chaves 1×2 V.Setubal (15:00h)

V.Guimarães 5×1 Belenenses (15:00h)

Nacional 0x4 Porto (17:30h)

Rio Ave 2×3 Benfica (20:00h) – partida conturbada e com um lance polemico onde os donos da casa reclamaram um pênalti a seu favor e cuja sequencia da jogada acabou por resultar num gol encarnado. Com a vitória o Benfica depende apenas de um empate em casa na próxima jornada frente ao S.Clara para se sagrar campeão português. Como curiosidade vale destacar que, por ter completado 30 jogos defendendo a meta encarnada, o goleiro Vlachodimos recebera um premio extra de 1 milhão de euros acertado contratualmente quando da sua contratação.

Já na zona do rebaixamento, o Nacional juntou-se ao Feirense, já rebaixado, restando agora a briga pela ultima vaga na 1ª divisão que ocorrera no próximo domingo em Tondela com os donos da casa recebendo o Chaves, e embora empatados com 32 pontos, precisando vencer por pelo menos 1×0 para igualar o confronto direto e garantir a permanência na 1ª divisão, visto que no 1º turno perderam fora por 2×1.

Vale lembrar que mesmo estando em zona europeia, na 5a posição do campeonato, o Moreirense não disputara a Liga Europa por não ter cumprido as metas para licenciamento que lhe dessem esse direito, por achar o custo elevado para tal, abrindo assim vaga para o seguinte colocado, no caso o V.Guimarães.

Já o campeão português só será cabeça de serie na Liga dos Campeões (evitando os “bichos papões” do futebol europeu) caso o Liverpool seja campeão europeu, também abrindo a vaga dessa forma.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Gelson Martins, que saiu litigiosamente do Sporting para o Atlético de Madrid, que por sua vez o repassou por empréstimo ao Mônaco, esta em vias de ser comprado em definitivo pelos monegascos por 30 milhões. Com isso houve um acordo entre Atlético de Madrid e a direção dos leões para que estes retirem a queixa na FIFA contra os espanhóis e contra o jogador em troca de 20 milhões de euros e mais o passe em definitivo de Luciano Vietto.

Benfica

Objetivando elevar a cláusula rescisória de João Felix dos atuais 120 milhões para 200 milhões de euros, o Benfica esta preparando uma nova proposta salarial ao jogador que pularia dos atuais 800 mil euros brutos por temporada (algo em torno de pouco mais de 30 mil euros líquidos mensais) para 2,5 milhões de euros líquidos por temporada (mais de 200 mil euros líquidos por mês); equiparando seus vencimentos aos de Jonas.

Portugueses no Exterior

Com a vitoria do Manchester City frente ao Leicester nessa segunda-feira, o Wolverhampton (do técnico Nuno Espírito Santo) garantiu matematicamente o 7º posto na Premier League e agora torce pela vitoria do City na decisão da Taça da Inglaterra frente ao Watford para ficar com a ultima vaga inglesa para as Taças Europeias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend