Destaques da Semana: Cristiano bate novo Recorde

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Cristiano Bate Novo Recorde

Na partida de terça frente ao Valência pela Liga dos Campeões o craque português Cristiano Ronaldo bateu mais um recorde, ao se transformar no primeiro jogador a conseguir 100 vitórias nessa Liga. Em 157 disputados vestindo três camisas (Manchester United, Real Madrid e Juventus), Cristiano perdeu apenas 25 vezes, empatou 32 e venceu em 100 partidas (65% de aproveitamento só em vitórias).

Pera Doce Para Portugal Nas Eliminatórias Da Euro 2020

Foi definido nesse domingo o grupo no qual Portugal participara nas eliminatórias visando as fases finais da Euro 2020. Portugal estará no grupo B ao lado de Ucrânia, Servia, Lituânia e Luxemburgo. Classificam-se os dois primeiros de cada um dos grupos. Se ainda assim Portugal não se classificar, terá uma segunda chance no play-off que reunirá oito seleções melhores colocadas na Liga das Nações onde Portugal é semifinalista. As eliminatórias ocorrerão entre março e novembro do ano que vem, e os play-offs em março de 2020.

Taça De Portugal

Sorteio Das Oitavas De Final

Aconteceu nessa sexta o sorteio dos jogos das oitavas-de-final da Taça de Portugal, que a princípio deverão ocorrer entre 18 e 20 deste mês, definindo os seguintes confrontos:

Porto x Moreirense

Boavista x V.Guimarães

Leixões x Tondela

Montalegre x Benfica

V.Setúbal x Braga

Aves x Chaves

Feirense x Paços de Ferreira

Sporting x Rio Ave

Taças europeias

Liga dos Campeões

Bayern 5×1 Benfica

Rui: derrota novamente, queda para Liga Europa e ameaça de demissão

Em mais uma partida pífia e decepcionante sob o comando do já decadente Rui Vitória, que ultimamente só sabe colecionar derrotas, o Benfica perdeu de novo para o Bayern, desta vez na Alemanha e por goleada de 5×1, caindo para a Liga Europa, mas isso graças à vitória do Ajax (também classificado para a próxima fase de Liga dos Campeões) sobre o AEK na Grécia que tirou qualquer chance dos gregos alcançarem o time luso. Com pouco mais de meia hora o Benfica já perdia por 3×0 (Robben aos 3, aos 30 e Lewandovisky aos 36). No 1o minuto da etapa final Gédson descontou para o Benfica, mas novamente Lewandovisky aos 6 e Ribery aos 31 marcaram para os alemães sacramentando o vexame encarnado. Ao final da partida os mais de 2 mil torcedores lusos que foram a Alemanha acenaram novamente com lenços brancos pedindo a saída do treinador.

Dois dias após o jogo Luis Filipe Vieira reuniu-se com o empresário de Rui Vitória para acertar a sua demissão, prometendo salários até junho de 2019; mas mediante a recusa do acordo e a exigência de recebimento de todos os vencimentos até 2020 que é quando expira o contrato (2 milhões de euros brutos por ano), e também porque o seu provável substituto  (Jorge Jesus) só poderia assumir para o início do ano, Vieira (em comum acordo com a SAD encarnada)  recuou da demissão, pelo menos por agora.

Porto 3×1 Schalke

Porto vence o grupo e abocanha 65 milhões de euros

O Porto enfrentou nessa quarta no Dragão a equipe do Schalke e sem tomar conhecimento dos alemães fez 3×1 (Militão aos 7 do 2o tempo, Corona aos 10 e Marega aos 45; descontando para os visitantes Bentaleb a dois minutos do tempo final), vencendo antecipadamente o grupo com 13 pontos em 5 jogos (4 vitórias e 1 empate), e abocanhando até agora, graças aos resultados de seus jogos e o primeiro lugar no grupo, 65 milhões de euros (44 milhões pela presença nessa fase, 11.7 milhões oriundos de 2.7 milhões por cada uma das 4 vitórias e 900 mil euros pelo empate nessa fase, e mais 9.5 milhões por evoluir para a próxima fase). A esse montante o Porto pode ainda acrescentar de 900 mil em caso de empate a 2.7 milhões em caso de vitória no último jogo dessa fase frente ao Galatasaray na Turquia a 11 de dezembro.

Liga Europa

Qarabag 1×6 Sporting

Goleada histórica e vaga antecipada para a próxima fase

Jogando nessa quinta no Azerbaijão frente o Qarabag, o Sporting não tomou conhecimento do adversário e goleou em ritmo de treino, fazendo 3 no 1o tempo e 3 no 2o, com direito a golaço de Nani ao fintar 4 adversários. Os outros gols foram feitos por Bas Dost, Bruno Fernandes (dois) e Diaby (dois). Com a vitória do Arsenal frente ao Vorskla por 3×0, os leões garantiram antecipadamente vaga em 2o lugar do grupo para a próxima fase. Começa muito bem o comando técnico do holandês Keizer, que conseguiu em dois jogos (um pelo campeonato português e esse pela Liga Europa) levar a equipe a marcar 10 gols sofrendo apenas 2.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 11a jornada, devido aos jogos data FIFA, só voltou essa semana com os seguintes confrontos:

30/11 (sexta-feira)

Santa Clara 2×3 Belenenses (20:30h)

1/12 (sábado)

Marítimo 0x1 V.Setúbal (15:30h)

Benfica 4×0 Feirense (18:00h) – goleada encarnada onde os gols só surgiram na etapa final

Braga 2×0 Moreirense (20:30h)

2/12 (domingo)

Aves 2×3 Nacional (15:00h)

Portimonense 3×2 Tondela (15:00h)

Chaves 0x1 V.Guimarães (17:30h)

Boavista 0x1 Porto (20:00h) – em confronto equilibrado e com um gol apenas no 5o minuto de acréscimo da partida que teve 8 minutos a mais, o Porto bateu por 1×0 o Boavista

A jornada só termina na noite de segunda, dia 3, quando às 20:15h o Rio Ave receberá o Sporting.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas noticias

Benfica

Quando vendeu ao Barcelona o lateral Nelson Semedo há 2 temporadas por 30,5 milhões de euros e ainda um montante de mais valias por metas alcançadas, o Benfica fez contar entre elas uma bonificação de pouco mais de 5 milhões de euros por cada 50 jogos oficiais que o atleta fizesse pelos espanhóis até o final do presente contrato e também no segundo, se o primeiro fosse renovado. Como o jogador atuou em 36 jogos ano passado e completará nesse domingo sua 14a partida caso jogue frente ao Villarreal, o Benfica deveria então receber os primeiros 5 milhões da mais valia acordada por cada 50 jogos oficiais em que Semedo atuasse. Acontece porém que dirigentes do Barcelona vieram a público elucidar a referida cláusula, informando que existe a obrigatoriedade do jogador atuar em pelo menos 45 minutos de cada partida para que as mesmas sejam computadas, e assim sendo como o mesmo só tem 40 partidas contadas nessa cláusula para permitir o bônus encarnado, restam ainda mais 10.

Marítimo

Depois de uma série de 10 jogos sem vencer e que culminou com a eliminação em casa da Taça de Portugal após derrota por 3×0 para o Feirense, a direção do Marítimo demitiu nessa semana o técnico Cláudio Braga, contratando até o final da temporada para o seu lugar o ex-jogador e que embora estivesse sem equipe no momento, salvou por 2 vezes o Moreirense do rebaixamento, Petit.

Seleção Portuguesa

No novo ranking da FIFA a seleção lusa subiu um posto ocupando agora a 6a posição. A Bélgica lidera, seguida por França, Brasil, Croácia e Inglaterra.

Portugueses no Exterior

Com mais uma assistência de CR7, a Juventus bateu o Valência por 1×0 e garantiu vaga na próxima fase da Liga dos Campeões ao lado do Manchester United de José Mourinho que se classificou graças ao gol já nos acréscimos batendo em casa por 1×0 o Young Boys.

Já nesse sábado pelo campeonato italiano, Cristiano marcou mais um (o 10º na disputa) na vitória de 3×0 frente à Fiorentina pela 14a jornada.

O técnico Nuno Espírito Santo, que começou tão bem comandando o Wolverhampton da Inglaterra, já está caindo pelas tabelas e em vias de ser demitido se perder o 11o lugar que no momento ocupa. Perdeu 5 das 6 últimas partidas disputadas, sendo as duas últimas de forma consecutiva.

Especula-se que Leonardo Jardim embarca nesse domingo para Riade a fim de firmar contrato com o Al Nassr, adversário direto da equipe comandada por Jorge Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend