Destaques da Semana: Benfica no ranking dos 20 Maiores Clubes do Mundo

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Benfica No Ranking Dos 20 Maiores Clubes Do Mundo

A revista esportiva France Football fez um ranking dos 30 maiores clubes do mundo baseado em 10 tópicos (títulos, prêmios individuais, repercussão, atividade nas redes sociais, receitas, venda de camisas, contratações, valor no mercado, número de campeões mundiais em atividade e a mística clubística) e nele o Benfica aparece na 19° posição, alias única equipe portuguesa nesse ranking. O líder é o Real Madrid, seguido pelo Barcelona em 2°, Manchester United em 3°, Bayern em 4°, Liverpool em 5° e Juventus em 6°. Do Brasil a única equipe ranqueada entre os 30 é o Santos (30° colocado).

TAÇAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões
Porto perde, mas faz gol fora

O Porto iniciou a fase de mata-mata da Liga dos Campeões (dezeseisavos de final) fazendo a partida de ida nessa terça na Itália frente a Roma (a partida de volta acontecerá em Portugal no dia 6 de março). Primeiro tempo equilibrado e com ambas as equipes mais preocupadas em não sofrer o gol do que o fazer. Já para a etapa complementar a Roma ousou mais e pressionou o Porto, principalmente pelo setor do zagueiro Felipe que não estava nos seus melhores dias. E foi exatamente por aí que, após um cochilo da zaga lusa, os italianos abriram o marcador aos 25 minutos através do jovem Zaniolo, que seis minutos depois bisaria para a Roma. Mas o Porto não estava morto e numa jogada de contra-ataque, onde um chute mascado acabou por sobrar para Adrian Lopez, acabou por fazer seu gol a 11 minutos do término da partida, e que permite aos dragões jogarem por uma vitória simples de 1×0 na partida de volta em Portugal para evoluírem na disputa.

Liga Europa
Benfica vence fora e convence

O Benfica iniciou a fase de mata-mata da Liga Europa (trintaedoisavos de final) nessa quinta na Turquia frente ao Galatasaray em partida de ida (a de volta acontece na outra quinta, dia 21, em Lisboa). Ousado, Bruno Lage fez várias mudanças na equipe lançando alguns jogadores reservas e outros oriundos da base, como Yuri Ribeiro, Florentino Luis, Gedson e Corchia. A mudança surtiu resultado com o Benfica dominando a maior parte da partida e deixando o goleiro Vlacodimos praticamente como um mero expectador. Aos 27, após braço na bola dentro da área do zagueiro turco, Sálvio de pênalti abriu o marcador. Na etapa complementar aos 9 minutos, em bobeada da zaga encarnada, Luyindama empatou de cabeça. Mas nem isso diminuiu o ímpeto encarnado que novamente fez as redes balançarem com um golaço de Seferovic aos 19 minutos. Com a vitória fora agora na partida de volta em Portugal, o Benfica pode até perder por 1×0 que mesmo assim assegura passagem para a próxima fase.

Submarino Amarelo Afunda Cavalo Paraguaio Kaiser

O Sporting iniciou a fase de mata-mata da Liga Europa (trintaedoisavos de final) nessa quinta no Estádio do Alvalade frente ao Villarreal em partida de ida, sendo que a de volta acontece na outra quinta, dia 21, na Espanha. Sem conseguir finalizar as jogadas de ataque os leões pecaram pela pouca técnica e foram surpreendidos por um gol de contra-ataque logo aos 3 minutos onde Acuna perdeu na corrida para um atacante espanhol que cruzou para a conclusão de Pedraza após rebote na zaga leonina. Apenas duas chances claras de gol foram realmente criadas, uma parando no poste e outra desperdiçada por Bas Dost dentro da pequena área. E para completar a má fase, quando os leões mais pressionavam tiveram a expulsão de Acuna, aos 30 do 2° tempo, por acúmulo de amarelos. Com a derrota, o técnico holandês do Sporting vai aos poucos se transformando num verdadeiro cavalo paraguaio, criticado pela torcida e incompreendido pelos jogadores. Só mesmo um milagre fará o Sporting eliminar a equipe espanhola, coisa que alias não acontece há exatos 34 anos.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 21° jornada só terminou nessa segunda com o jogo das 20:15h entre V.Setúbal 0x0 Belenenses.

Já a 22° jornada começou nessa sexta e teve os seguintes jogos:

Sexta (15/02)

Rio Ave 1×2 S.Clara (20:30h)

Sábado (16/02)

Nacional 4×0 Feirense (15:30h)

V.Guimaraes 2×0 Portimonense (18:00h)

Porto 2×0 V.Setúbal (20:30h)

Domingo (17/02)

Belenenses 0x1 Marítimo (15:00h)

Moreirense 2×0 Tondela (15:00h)

Chaves 1×1 Boavista (17:30h)

Sporting 3×0 Braga (20:00h)

A jornada só termina amanhã, dia 18/02, quando as 20:15h o Aves receberá o Benfica.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Porto

O Estádio do Dragão será palco, a 23 de março próximo, do amistoso entre Brasil e Panamá.

Sporting

O jovem e desconhecido atacante equatoriano Gonzalo Plata nem bem chegou ao clube mas já causou revolta nos torcedores e dirigentes. Em infeliz entrevista aos órgãos de imprensa portugueses Gonzalo disse confiar muito no seu potencial e que por conta dele deverá ser difícil ficar muito tempo no Sporting, pois sua projeção o levará a uma equipe maior no futebol mundial. Depois de se aperceber da besteira que fez, tentou recorrer ao Twitter e outras redes sociais para tentar consertar o que fez, dizendo que foi mal interpretado. Embora tenha se apresentado como reforço para a equipe principal, Plata já sentiu na pele o peso das palavras proferidas, vindo ontem a público falar que começará atuando pela equipe sub-23.

Se o Sporting não quitar (ou renegociar) até 31 de março próximo a dívida que ainda tem de 1,3 milhões de euros com o Racing de Avellaneda, referente à última parcela do passe de Acuna e que venceu em julho do ano passado, não conseguirá o licenciamento para participar das provas europeias na próxima temporada. Por isso mesmo a SAD leonina já entrou em contato com a equipe argentina objetivando negociar um prazo maior para a quitação, o que por outro lado dificilmente ocorrerá visto que o Racing já entrou com um recurso na FIFA para tentar receber o que lhe é devido.

Estoril

Segundo noticiado nesse final de semana pela imprensa lusa, o Estoril SAD está sendo vendido pelo seu investidor majoritário (Trafic) a um grupo de investidores americanos, que recentemente adquiriu também o Crystal Palace, por 6,5 milhões de euros.

Belenenses

Como o Estádio do Jamor ainda não teve a aprovação de seu gramado junto a Liga de Clubes e a Federação, o Belenenses voltou a jogar esse domingo no Estádio do Bonfim (ressarcindo financeiramente o V.Setúbal além de custear a manutenção do gramado) como mandante frente ao Marítimo.

Outros Esportes

A Seleção Portuguesa de Futsal Feminino disputou nesse domingo às 15:30h locais em Gondomar contra a Espanha a finalíssima do 1° Campeonato Europeu da categoria, ficando com o vice-campeonato ao ser derrotada por 4×0.

Portugueses no Exterior

Após 2 semanas negociando, finalmente Jorge Jesus chegou a um entendimento com o Al-Hilal para a rescisão contratual. Mesmo assim (e provavelmente para manter na Arábia sua moradia fiscal) Jesus aceitou o convite de Turki Al-Sheik (Presidente da Autoridade Geral Árabe do Entretenimento) para ser o supervisor da Academia da entidade que será criada em Riade a fim de estimular e desenvolver o talento futebolísticos em todos sauditas nascidos e residentes no país que demonstrem alguma afinidade com o futebol.

Mourinho foi contratado pelo canal streaming DAZN para comentar alguns trechos das partidas da Copa Sulamericana entre Santos x River Plate do Uruguai e Corinthians x Racing da Argentina. Para esse trabalho o treinador português recebeu a “bagatela” de 800 mil euros.

Nesse sábado a Juventus recebeu, pela 24° jornada do campeonato italiano, o Frisone vencendo por 3×0 com um gol e uma assistência de Cristiano Ronaldo, que assim assume a liderança não só da artilharia da disputa com 19 gols como também do ranking de assistências com 8 delas ao lado de Suso. A Juventus lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem para o Nápoles, vice-líder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend