Após oito anos invicto nas Eliminatórias dos Euros, Portugal é derrotado pela Polônia

 

Caiu mais um tabu. Após 32 jogos sem derrotas nas eliminatórias visando os campeonatos europeus de seleções, o esquadrão português conheceu nesta quarta-feira seu primeiro revés oito anos após uma série invicta. 

Luiz Felipe Scolari resolveu entrar com uma equipe mais cautelosa no jogo frente os polacos, mantendo Maniche e Nani no banco, e entrando com um meio-campo mais marcador, formado por Petit, Costinha e tendo apenas Deco com características mais ofensivas.

 

Porém, Felipão não contava com o oportunismo dos anfitriões aliado à desatenção e falhas grotescas da defesa lusa, que assim permitiram ao time polonês abrir uma vantagem de dois gols em menos de 20 minutos de jogo. Dava tudo certo para eles e nada para Portugal.

 

Aos 9 minutos, Ricardo fez excelente defesa de tiro desferido à entrada da área, mas não conseguiu segurar a bola, que sobrou do lado esquerdo para Smolarek, sem ângulo, fuzilar inapelavelmente, abrindo o placar. 

Aos 18 minutos, Miguel e Ricardo Rocha foram para a mesma bola tentando afasta-la da área portuguesa, de onde ela teimava em não sair, mas falharam e permitiram que novamente Smolarek executasse a meta portuguesa, ampliando o marcador. 

O segundo gol deu animo ao time da casa, e deixou a seleção lusa perdida em campo, não acertando passes, deixando verdadeiras avenidas às costas de seus jogadores de defesa, e ainda não conseguindo sequer fazer a bola rolar de pé em pé. 

No segundo tempo Felipão tentou dar mais ofensividade ao selecionado, voltando com Tiago no lugar de Costinha, e depois colocando (aos 23 minutos) Nani no lugar de Petit; mas o meio campo luso não se acertava, e sentia muito a ausência de Maniche, que por opção do treinador estava no banco.

 

Paralelo a isso, a seleção polonesa recuou para segurar o resultado, mas ousou algumas vezes em perigosos contra-ataques.

 

Aos 38 minutos finalmente Scolari colocou Maniche no lugar de Deco, mas já era tarde. Ainda assim, Nuno Gomes conseguiu descontar para Portugal no segundo minuto de acréscimo, após passe de Nani. 

Com a derrota a seleção das cinco quinas cai para a quinta posição e vê sua classificação para o Euro-2008 muito ameaçada, precisando de todas as formas conseguir excelentes resultados nas suas próximas partidas, que acontecem dia 15 de novembro em casa contra o Cazaquistão; e a seguir, também em Portugal, contra a Bélgica, a 24 de março de 2007; principalmente porque depois faz 3 partidas fora, sendo dia 28 de março contra a Sérvia; dia 2 de junho contra a Bélgica e dia 22 de agosto contra a Armênia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: