Ao estilo Felipão, Portugal vence e convence

Por Emído Tavares Para Mundo Lusíada

Antonio Cotrim/Lusa Portugal

>> Jogador Pepe, disputa posse de bola durante a partida contra a Turquia, no Estádio Geneva, Suiça. 07 de Junho de 2008.

A seleção das cinco quinas fez no sábado a sua estréia na Euro 2008, na cidade suíça de Genebra contra a seleção turca, e praticamente sentiu-se em casa; pois mais de 200 mil imigrantes portugueses residem e trabalham neste país.

Portugal começou o jogo cauteloso, com o grande astro luso a fazer uma função diferente da que faz no Manchester. Cristiano Ronaldo iniciou jogando como um falso ponta-direita; mas sem a mesma liberdade de cair pelo meio e criar; o que facilitou sua marcação pelos adversários turcos.

Mesmo assim, Portugal dominava e logo aos 16 minutos marcava de cabeça, mas em lance anulado pelo assistente que flagrou fora de jogo do zagueiro luso.

Aos 36 minutos, João Moutinho (grande destaque de Portugal na partida) é derrubado no bico da grande área do lado esquerdo do ataque português e Cristiano Ronaldo cobra a falta, com a bola só não entrando porque o goleiro turco a desvia com a ponta dos dedos, fazendo-a chocar-se contra o poste, e não ultrapassar a linha fatal.

Portugal começou a etapa final com a mesma pressão que terminou o primeiro tempo (embora com o meio-campo mais defensivo); tanto que logo aos 5 minutos Nuno Gomes também acertou a trave turca.

Mas aos 15 minutos não teve mais trave que parasse o ataque luso. Pepe ganhou disputa no meio campo, carregou a bola, tabelou com Nuno Gomes, que devolveu a bola à entrada da grande área para o zagueiro, mesmo calçado, fazer o primeiro gol de Portugal na competição.

Aos 19, nova bola na trave e novamente com Nuno Gomes (só que agora de cabeça).

A partir deste momento, os turcos resolveram partir para o ataque e passaram a criar mais jogadas ofensivas, o que fez com que Felipão alterasse a equipe, sacando o atacante Nuno Gomes e fazendo entrar em seu lugar Nani, que embora com funções mais de armação no meio campo, entrava descansado.

Ao mesmo tempo, o técnico luso recolocava Cristiano Ronaldo na sua real posição (como falso ponta-de-lança), aumentando o poder de ataque português.

A poucos minutos do final, Scolari resolveu garantir de vez o resultado fazendo entrar o meio-campista Raul Meireles no lugar do atacante Simão Sabrosa; o que voltou a dar de vez o domínio do meio-campo para Portugal, que embora tivesse mais de 65% da posse de bola, o estava perdendo para os turcos.

Para coroar de vez a brilhante estréia portuguesa, no minuto derradeiro da partida, logo após a entrada de Fernando Meira no lugar de Deco, Cristiano Ronaldo arrancou pela esquerda do ataque luso, e tocou na entrada da grande área para João Moutinho, que de costas para o gol, deu uma brilhante finta de corpo em seu marcador e tocou na direita para a conclusão final de Raul Meireles, dando números finais a partida: Portugal 2×0 Turquia.

A partida aconteceu no "Stade de Genève", as 15:45h (horário de Brasília), com arbitragem do alemão Herbert Fandel; e as seleções entraram a campo com as seguintes escalações:

Portugal Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Deco, Petit e João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes e Simão Sabrosa

Turquia Demirel, Altintop, Gokhan Zan, Servet Çetin e Hakan Balta; Kazin, Aurélio e Emre; Erdinnç, Nihat e Tuncay.

Deixe uma resposta