Turismo em 2013 está sendo positivo para Portugal

Mundo Lusíada
Com agencias

logo_bandeira-PortugalPara o ministro português da Economia, 2013 está sendo um ano muito positivo para o turismo. “Provavelmente, o último trimestre é aquele com maior crescimento nos últimos anos em termos de atividade turística”, disse António Pires de Lima, à saída de uma visita à fábrica da Vista Alegre, do grupo Visabeira, em Ílhavo.

Acrescentando que, nos últimos tempos, se nota uma dinâmica das visitas dos turistas internacionais muito positiva, o Ministro referiu que Portugal vem aproveitando “melhor do que outros países, o que se está a passar no Egito e na Turquia”.

“Espero que esta tendência se possa confirmar e consolidar ao longo do segundo semestre de 2013”, afirmou António Pires de Lima, acrescentando que a evolução da atividade turística é “absolutamente decisiva e determinante para a recuperação econômica do País”.

O Ministro sublinhou ainda o dinamismo do grupo Visabeira, realçando que Portugal vive maioritariamente de empresas que marcam a diferença: “A luz ao fundo do túnel não vem de fora, não vem de longe, não vem do Estado. Vem sobretudo dos exemplos das boas empresas que temos”.

António Pires de Lima referiu também que o grupo Visabeira é um exemplo de dinamismo, inovação e capacidade empresarial que o país precisa neste momento. E sublinhou que a empresa recuperou a Vista Alegre, uma empresa centenária que hoje exporta mais de 50% da sua atividade, e que cresceu 30% desde 2009.

Afirmou ainda que o grupo Visabeira vai investir no turismo, com a construção de um hotel que envolve um investimento de 14,4 milhões de euros. Com cinco estrelas e 82 quartos, este projeto resultará da reabilitação e restauro do Palácio da Vista Alegre, devendo ser concluído no primeiro semestre de 2015.

O ministro da Economia definiu como objetivo do novo ciclo de governo a criação de um Estado “mais eficiente e menos custoso” para facilitar a atividade de empresas e trabalhadores, responsáveis pelo recente crescimento econômico. Lima insistiu que os últimos indicadores, em relação à atividade econômica do segundo trimestre, “apontam, pela primeira vez em 10 trimestres, para uma recuperação econômica em cadeia”.

Segundo os dados estatísticos do setor no primeiro semestre, a demanda de turistas brasileiros continua crescendo em Portugal – 7,1%, enquanto a quantidade de pernoites de brasileiros cresceu 6,2% no semestre. O grau de satisfação dos brasileiros em Portugal continua elevado, 88%.

Deixe uma resposta