Roteiro da Ciência: Cavaco pede à EDP que "sirva bem os consumidores"

O Presidente da República fez na terça, 13 de março, uma visita à Barragem de Castelo de Bode, Tomar, onde deixou escrito no livro de honra um desejo: "Que a EDP sirva bem os consumidores portugueses".

Cavaco Silva iniciou o segundo e último dia do Roteiro da Ciência dedicado às tecnologias limpas por Castelo de Bode, onde, em 1951, ainda durante o Estado Novo, começou a produção hidroelétrica em Portugal.

 

Paulo Cunha/Lusa

O Presidente Cavaco Silva cumprimenta funcionários da EDP durante a visita as instalações da Barragem de Castelo de Bode em Tomar, no âmbito do Roteiro para a Ciência, dedicada as Tecnologias Limpas.

Nas instalações, na parede da barragem, onde está a turbina que produz eletricidade, Cavaco ouviu o presidente da EDP, António Mexia, anunciar mais investimentos, nos próximos anos, na produção hidroelétrica. O projeto passa por aproveitar mais a capacidade hidroeléctrica do país, através do reforço de produção de duas barragens e a construção de uma nova barragem, esta ainda à espera de aprovação de "instâncias européias", como afirmou Cavaco Silva.

António Mexia confirmou que o investimento vai atingir cerca de dois mil milhões de euros, opção elogiada pelo Chefe do Estado.

Acompanhado pelo ministro do Ambiente, Nunes Correia, Cavaco Silva fez a defesa da produção hidroelétrica, em conjugação com a energia eólica – no dia anterior visitou o parque eólico de Vila Nova da Cerveira. Para o Chefe do Estado, a produção de energia limpa também passa pelas barragens: "Não podemos desperdiçar 50 ou 52% da nossa capacidade hídrica".

Na mesma tarde, o roteiro prosseguiu com uma visita a uma empresa de Alhandra, a IBEROL, que reconverteu a produção de oleaginosas, para ultrapassar a crise que atravessou nos anos 90, e produz biodiesel desde Abril de 2006.

A segunda jornada do Roteiro da Ciência terminou com uma visita de Cavaco ao Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, onde assistiu a uma exposição sobre 40 projetos de investigação nas áreas da energia, desenvolvimento sustentável, gestão da água e poluição.  

Leia mais

» Cavaco no meio de discussão entre empresário e governante

» Portugal pode liderar aposta em energia renovável, diz EDP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: