Projeto de internacionalização impulsiona Pequenas e Médias empresas

O desafio de inserir 13 mil novas micro e pequenas empresas no mercado externo até 2010 será superado, diz ministro.

Da Redação Divulgação

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, o secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, Francelino Grando, Reginaldo Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o embaixador João José Soares Pacheco, da Delegação da Comissão Européia, lançaram em 2 de dezembro, em Brasília, o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, o projeto irá ser de fundamental importância para atingir a meta da Política de Desenvolvimento Produtivo de aumentar em 10% do número de PMEs exportadoras, e que os investimentos em capacitação e parcerias internacionais tornam esse avanço mais rápido. O ministro acredita que o desafio de inserir 13 mil novas micro e pequenas empresas no mercado externo até 2010 será superado, proporcionando expansão e diversificação de atuação.

O presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, ressaltou a importância de investir na capacitação técnica para conduzir a superação da meta da PDP. “A ABDI, junto com seus parceiros, irá desenvolver ações de informatização, capacitação, profissionalização, qualificação de nichos de mercado e intercâmbio”, afirma Arcuri.

“O projeto chega num momento significativo, em meio à crise mundial, e demonstra que apostar no potencial das pequenas e médias empresas brasileiras é uma confiança no crescimento de todo o mercado empresarial e uma solução para vencer a crise”, afirmou o embaixador da Delegação da Comissão Européia, João José Soares Pacheco.

Ao todo são 33 projetos desenvolvidos pela ABDI, com entidades parceiras regionais, nacionais, públicas e privadas. Desse montante, 17 são projetos desenvolvidos diretamente com parceiros e 16 são financiamentos de projetos regionais locais.

O PAIIPME vai promover e apoiar a expansão e a diversificação dos intercâmbios das PMEs brasileiras, com ênfase particular em produtos de maior conteúdo tecnológico. As ações são direcionadas à melhorar a capacidade das PMEs para operações internacionais; reconhecimento de mercados potenciais, adaptação de tecnologias de processos produtivos e serviços; melhoria do ambiente externo local para operações de exportação, além proporcionar e apoiar o estabelecimento de parcerias com mercados-alvo.

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