Portugal aposta em energia renovável

O Presidente de Portugal, Cavaco Silva, quer que os portugueses melhorem a sua eficiência energética e produzam de forma diferente, defendendo que as energias renováveis criam empresas, empregos e podem transformar-se num fator de desenvolvimento e de competitividade do país.

 

Inácio Rosa/Lusa

O Presidente da República, Cavaco Silva, acompanhado pelo Presidente da EDP, António Mexia, no âmbito da 2ª Jornada do Roteiro para a Ciência, dedicada as Tecnologias Limpas.

Embora Portugal esteja neste momento "bem colocado em termos de energia eólica", para Cavaco Silva o país ainda tem "algumas dificuldades no que respeita às metas vinculativas estabelecidas por Bruxelas quanto às emissões de gases que produzem efeitos estufa".

O presidente considera que este é um dos setores que, por exigir grande capacidade de inovação, pode trazer a comunidade científica portuguesa para junto dos empresários, tornando o país mais competitivo, através de parcerias entre as universidades e seus centros de investigação e as empresas.

O Presidente da República considerou ainda que os políticos vão ter que "fazer muitas coisas ao mesmo tempo" para recuperar o tempo perdido e "o que não foi feito" nas políticas ambientais e de energia. "Temos que ser capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo", afirmou.

A jornada do Roteiro da Ciência, em que o presidente participou entre 12 e 13 de março, começou no Parque Eólico de S. Paio, em Vila Nova de Cerveira, um investimento de 12,2 milhões de euros do consórcio Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho, que produz 24,4 gigawatts por ano. Depois, Cavaco ainda esteve na barragem de Castelo de Bode (Tomar) e continuou com uma passagem pela estação de tratamento de águas da EPAL, em Asseiceira. Em Lisboa, acompanhado do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, Cavaco esteve na Autoridade Marítima, Tejo, onde pode ver os meios que a Marinha dispõe para o combate à poluição.  

Leia mais: Roteiro da Ciência: Cavaco pede à EDP que "sirva bem os consumidores"

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: