Pargana defende profissionalização das câmaras de comércio

 

O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Antonio Pargana, defendeu durante jantar oferecido em homenagem ao primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, uma maior dinamização das câmaras de comércio em todo o Brasil. “Queremos trazer as câmaras para um outro patamar de excelência. Atualmente elas trabalham muito baseadas no voluntarismo e isso preciso mudar”. 

Pargana disse também que as câmaras precisam se profissionalizar porque têm um papel importante no desenvolvimento nas redes de contato, principalmente com pequenas e médias empresas que querem vender para os grandes grupos. “Já crescemos quase 70%, mas ainda abaixo do objetivo proposto”. 

Segundo o presidente da Câmara Portuguesa, em 1976, quando ele chegou ao Brasil, as exportações brasileiras eram da ordem de US$ 12 milhões e as importações, US$ 34 milhões. “No ano passado, o Brasil exportou US$ 112 milhões e importou US$ 76 milhões. E esse volume de importações está crescendo muito. Acreditamos que ele cresça em torno de 20%”. 

Ele reconhece que a pauta de exportações portuguesas ainda é tradicional, mas acredita que exista um mercado de novas tecnologias a ser explorado pelas empresas portuguesas no Brasil. Pargana, que também é presidente da Cisa Trading, uma das maiores empresas brasileiras de comércio exterior, participou durante o jantar da assinatura de parceria com o ICEP Portugal, órgão público responsável por desenvolver políticas de internacionalização da economia portuguesa, da criação do Centro de Distribuição Eletrônico de Produtos Portugueses no Brasil, o ExportarPtBr (http://www.exportarptbr.com.br). 

O objetivo do centro virtual é ser um portal de informações e serviços de logística, fiscal, tributária, financeira e comercial, para ajudar as empresas portuguesas interessadas em exportar as suas mercadorias ao Brasil. 

“É fundamental que se criem meios como o ExportarPtBr para ampliar as exportações de Portugal para o Brasil, explorando melhor as potencialidades dos dois países. O Brasil é, por exemplo, um grande importador de máquinas e equipamentos que estão sendo vendidos para empresas européias e americanas e que respondem por cerca de 30% do total de exportações portuguesas. Essas empresas têm condições de vender também para o Brasil”. 

Para navegar nas páginas do conteúdo gratuito do portal, o empresário precisa primeiramente se cadastrar para receber um login e uma senha. No site, o interessado terá informações, por exemplo, de como entrar no mercado brasileiro, com explicações de logística e modalidades de importação, os diferentes tipos de pagamento, os agentes envolvidos, os principais regimes e tributos aduaneiros a serem considerados, além de processos e documentos necessários para despacho e incentivos financeiros e fiscais existentes nas operações de importação no Brasil. Portugal Digital

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