Nova diretoria no Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil

 

António Carrelhas será substituído em fevereiro por Rômulo Soares, vice-presidente da Câmara do Ceará, Estado que receberá Congresso Brasil Portugal 2009.

 

Da Redação Portugal Digital

O Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil elegeu uma nova diretoria, que passa a ser presidida por Rômulo Alexandre Soares. O novo presidente substituirá António Bacelar Carrelhas, que fundou a entidade em 2001. A tomada de posse, informou a Câmara Brasil Portugal do Ceará, decorrerá em Brasília a 28 de fevereiro do próximo ano.

As dez câmaras portuguesas no Brasil reuniram-se durante o 4º Encontro Empresarial Brasil Portugal, que decorreu no Rio de Janeiro na semana passada. Dentre as decisões, foi eleita a nova diretoria do Conselho. Na ocasião, também foi escolhida a cidade de Fortaleza (CE) para sediar o Congresso Brasil Portugal 2009, que terá como tema “Negócios na Língua Portuguesa”.

A nova diretoria do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil será composta por Rômulo Alexandre Soares (Ceará) na presidência e por Eduardo Salles (Bahia) e Raul Pena (Minas Gerais), respectivamente, na primeira e segunda vice-presidências.

Segundo Rômulo Alexandre Soares, a eleição demonstrou um espírito de unidade entre os presidentes. "Esse companheirismo é importante. A decisão demonstra a percepção de que para superar os diversos desafios que atingem as câmaras de comércio é necessária união entre elas", afirma o presidente eleito, segundo notícia da Câmara do Ceará.

Para Eduardo Salles, a eleição é um reconhecimento de trabalho. "As câmaras eleitas estão realizando atividades com muita perseverança nestes anos, graças ao apoio de todos e, principalmente, dos associados destas decorrentes, da postura pró-ativa das câmaras, priorizando sempre o apoio institucional e a  realização de negócios", destacou.

António Carrelhas sai da liderança da entidade satisfeito. "Eu fui presidente do Conselho durante oito anos, mas chega um momento em que é preciso mudar. O Ceará e a Bahia têm demonstrado muitas ações nas câmaras e nada mais justo do que eles estarem à frente do Conselho a partir de fevereiro", disse.

Em fevereiro, a Câmara Brasil Portugal do Ceará (CBP-CE) deverá apresentar em Brasília um ante-projeto do Congresso para dar início aos trabalhos de organização desse evento. Espera-se ter semelhante dimensão aos que já foram realizados em Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro em anos anteriores, informou ainda a Câmara do Ceará.

Deixe uma resposta