Missão empresarial e governamental do Ceará passa por Lisboa, Porto, Matosinhos, Aveiro

Mundo Lusíada

Entre 30 de maio e 03 de junho, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Secretaria do Turismo (Setur), realiza Missão Empresarial e Governamental em Portugal.

No primeiro dia da Missão, foi realizado o Seminário ‘Oportunidades de Negócios no Ceará’, onde os secretários Maia Júnior e executivos da Sedet, Júlio Cavalcante (Inovação) e Roseane Medeiros (Indústria), e a secretária executiva da Setur, Denise Carrá, mostraram aos potenciais investidores portugueses motivos para investir no estado brasileiro.

O Seminário aconteceu no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, e contou com as presenças do CEO da Atlantic Hub, Eduardo Migliorelli; do presidente da Câmara Luso Brasileira, Clóvis Martines; do gestor de mercado, Fernando Quintas; e da gerente de projetos do Invest Lisboa, Cláudia Morais, entre outros convidados.

“Pudemos mostrar a um público bem especifico as oportunidades e a estrutura que o Ceará tem hoje e intensificar as relações que o Estado tem com Portugal”, disse Maia Júnior.

Na parte da tarde a comitiva se dividiu para duas reuniões no Ministério da Economia. A secretária de Estado de Turismo de Portugal, Rita Marques, recebeu a secretária Executiva da Setur, alguns empresários cearenses e representantes do Sebrae Ceará – que integram a Missão. Outra reunião com o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, contou com a participação dos secretários titular e executivos da Sedet, e do secretário de Relações Internacionais do Ceará, César Ribeiro.

“Foi uma excelente reunião onde pudemos avançar com alguns compromissos para a Conferência dos Oceanos – evento que acontecerá no fim deste mês aqui em Portugal – e falamos da estruturação de uma política que possa prosperar a economia do mar no Ceará”, declarou o titular da Sedet, Maia Junior.

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas terá lugar em Lisboa, entre 27 de junho e 1 de julho, e será copresidida por Portugal e pelo Quênia.

No fim da tarde, a Comitiva foi recebida por diretores da Galp – do setor de energia. Após apresentação do vídeo institucional com foco na promoção do Estado do Ceará, a secretária executiva Roseane Medeiros fez uma apresentação voltada para o setor de energias renováveis com destaque para o Hidrogênio Verde.

“Na Galp fomos muito bem acolhidos e saímos de lá com boas perspectivas de negócios. Os diretores ficaram de ir ao Ceará e me parece que teremos uma relação bastante positiva não só na área de renováveis”, disse Maia.

Encerrando a agenda do primeiro dia de Missão, a comitiva se reuniu com o empresário português Jorge Rebelo, proprietário da cadeia de hotéis Vila Galé, presente no Ceará há mais de 20 anos.

“Jorge Rebelo deu um depoimento do que é mais importante para os empreendedores do turismo e o que o estado pode ajudar pra que eles possam buscar novas oportunidades no Ceará. Foi um primeiro dia bastante proveitoso e semana promete”, finalizou o secretário.

Ate o dia 03 de junho, a Missão ocorre nas cidades de Lisboa, Porto, Matosinhos, Oeiras, Aveiro, entre outras. Está sendo organizada pela Secretaria Executiva da Indústria da Sedet, em parceria com Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Atlantic Hub, No Gap Ventures, Câmara Brasil Portugal no Ceará e Ops Eventos.

A programação da semana inclui palestras, visitas técnicas e agendamentos de encontros, com o objetivo de fortalecer relacionamentos entre Brasil e Portugal. Missão tem foco nos clusters Turismo, Agronegócios, Economia do Mar, Energias Renováveis, Têxtil e Calçados.

Para o titular da Sedet, Maia Júnior, destacou o bom relacionamento que já existe entre o Ceará e Portugal e enfatizou a melhoria da ambiência de negócios no estado, com a recente reformulação das estratégias de desenvolvimento econômico. O secretário também enfatizou o potencial de negócios do Ceará, que está permitindo ao estado crescer mais que a média da Região Nordeste e do Brasil. “Podemos avançar em muitas áreas de negócios por meio dessa missão Ceará-Portugal”, avaliou.

“Desejamos enfatizar nesse encontro a importância de Portugal como porta de entrada dos produtos brasileiros na Europa”, observou durante o lançamento (virtual) da missão o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: