Microsoft e governo britânico convidam Cubatão para evento em Londres

Secretários da Educação viajam para Londres, para participarem do BETT Show, a principal mostra de tecnologia educacional do mundo.

Por Carlos Pimentel Mendes

A convite da Microsoft Brasil e do Governo Britânico, a prefeita Marcia Rosa e o secretário municipal da Educação, Fábio Inácio, ambos professores, viajam para Londres na próxima semana, para participarem do BETT Show, a principal mostra de tecnologia educacional do mundo, que ocorre na capital inglesa nos dias 10 a 15. A delegação cubatense também conhecerá uma escola inglesa que já usa metodologias semelhantes às que estão sendo implementadas em Cubatão. E está prevista para o início deste ano letivo a presença no município do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, para o ato simbólico de assinatura do convênio de capacitação de todo o professorado no emprego de tecnologias digitais em sala de aula.

O BETT International 2011, nos dias 11 e 12, é destinado ao debate entre lideranças políticas e agentes sociais sobre como tornar mais eficientes as políticas e e os sistemas educacionais no preparo de professores para lidar com as mudanças inerentes à globalização da economia no século XXI. Neste ano, o foco dos debates está nas soluções que ofereçam benefícios controlando custos, eficiência e sustentabilidade, com estudos-de-caso sobre tecnologia inovadora e prática educacional nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Irlanda e Malta e outros países.

Já o BETT Show ocorre nos dias 12 a 15, compreendendo seminário e exposição, permitindo aos seus mais de 25 mil visitantes “ver, tocar e testar todas as novidades na indústria”. Neste ano, os principais temas deste evento serão as mudanças no gerenciamento educacional, virtualização, tratamento de dislexias, redução nos custos dos sistemas aplicados ao ensino e formas criativas de aprendizado com menor esforço (learning for less).

Segundo o diretor da Goldnet TI S/A, Marcio Barbero, a prefeita e o secretário da Educação conhecerão também, na oportunidade, uma escola inglesa que já aplica muitas dessas tecnologias, que são objeto de parceria já firmada entre a Goldnet, a Microsoft Brasil e a Prefeitura para capacitação de todos os professores da rede municipal – que já receberam notebooks para uso nas aulas e começam neste ano a empregar também as chamadas lousas eletrônicas (os cerca de 22 mil alunos também estão gradualmente recebendo os equipamentos, em programa a ser completado em 2012).

Em Cubatão

Em 8 de dezembro, representantes dessas empresas e do Instituto Crescer para a Cidadania estiveram em Cubatão, para apresentar diversos programas para facilitar a inclusão digital de professores e estudantes. Desenvolvidos por um grupo de pesquisas da Microsoft, formado por educadores e psicopedagogos, os programas respeitam diferentes estágios de apropriação da tecnologia.

Com a presença do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, um ato simbólico em Cubatão marcará o início dessa parceria, nas próximas semanas, quando serão apresentados aos professores as capacitações oferecidas.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: