ESPM e Universidade de Lisboa fazem parceria sobre estudo de marcas das cidades

Da Redação

A Universidade Nova de Lisboa, fundada em 1973 e classificada como 15ª melhor da Europa no Ranking QS Top 50 Under 50, fechou uma parceria com a ESPM Rio para usar a metodologia de pesquisa que analisa marcas de cidades, criada pela professora e pesquisadora Patricia Cerqueira Reis e implementada pelo Observatório da Marca Rio da ESPM no Rio de Janeiro.

O método de estudo consiste em reunir e analisar informações sobre a diversidade cultural, econômica, política e cultural das cidades, assim como seus atributos intangíveis e as conexões que elas promovem.

Para analisar o quanto que os elementos da identidade da marca da cidade se aproximam da percepção que as pessoas têm sobre o lugar e da realidade do dia a dia, os pesquisadores monitoram indicadores anuais.

São realizadas pesquisas de dados primários e análise de dados publicados em relatórios, artigos e reportagens e o grupo acompanha os principais fatos e eventos locais. Esses dados são cruzados, resultando em indicadores e relatórios aprofundados sobre cada uma das dimensões da marca.

A previsão é que, com a contribuição dos pesquisadores do Observatório da Marca Rio, a Universidade Nova Lisboa inicie o processo de estruturação do Observatório da Marca Lisboa até o final deste ano. Assim como aconteceu com o estudo da cidade do Rio, a marca da capital portuguesa será avaliada de acordo com seis dimensões: Histórico-Cultural, Política, Produtiva, Atributos Intangíveis, Conexões e Potencialidades.

No futuro, os dois observatórios cruzarão os dados de Rio e Lisboa. “A maioria dos estudos sobre marca aborda aspectos gráficos de elaboração da logomarca. Nossa abordagem é pela ótica do branding. Analisamos a gestão da marca”, diz Patrícia. “Com a nossa metodologia, monitoramos os elementos da identidade da marca e analisamos os impactos dos acontecimentos na imagem e na reputação da cidade.”

A ESPM é referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa, com 15 mil alunos em cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários distribuídos em cinco campi – três em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre.

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