Da Redação
São Bernardo do Campo foi escolhida pela Comissão Europeia para participar do projeto de “Políticas para o Desenvolvimento da Economia Social e Solidária”.
O órgão europeu analisou e aprovou as ações que a cidade desenvolve na área, bem como as ações da Intendência de Montevidéu (Uruguai) e da Municipalidad General Pueyrredón (Argentina), que juntas poderão aumentar as capacidades das autoridades locais quanto ao planejamento, implementação e avaliação de programas de Economia Social e Solidária em uma perspectiva multissetorial e participativa.
Dessa forma, o município poderá apoiar as políticas públicas em nível local, reconhecendo os empreendimentos solidários e seus atores e participantes como uma efetiva estratégia de desenvolvimento socioeconômico.
A economia solidária é uma forma de produção cuja base é o associativismo e o cooperativismo. Hoje, em São Bernardo, mais de 197 munícipes vinculados a um dos 16 empreendimentos solidários recebem algum tipo de apoio da Administração Municipal.
Um exemplo de empreendimento solidário que tem recebido apoio da Administração são as hortas comunitárias, que aproveita espaços ociosos da cidade para a geração de trabalho e renda para pessoas carentes.
Acordo de cooperação
Em 21 de maio, São Bernardo do Campo e representantes da região da Emilia Romagna, na Itália, discutiram a ampliação de acordos de cooperação. A atividade é uma das oportunidades identificadas pelos italianos para fortalecer as relações entre os países no âmbito empresarial.
São Bernardo do Campo tem convênio com a região de Emilia Romagna desde 2009. A parceria tem como objetivo incentivar a economia solidária, o cooperativismo e a inserção do jovem no mercado de trabalho. Além de São Bernardo, o convênio tem a participação das cidades italianas de Imola, Lugo, Dozza, Castel Bolognese e Castel Del Rio.