Brisa pretende investir 100 milhões de euros em 2014 e 2015

Da Redação
Com Lusa

A Brisa anunciou em 11 de dezembro que pretende fazer um investimento na sua rede principal de autoestradas na ordem dos 100 milhões de euros em 2014 e 2015, dos quais cerca de 55 milhões de euros no próximo ano.
“Em 2014 e 2015, estimamos um investimento próximo dos 100 milhões de euros”, disse o porta-voz da Brisa, Franco Caruso, num encontro com jornalistas, acrescentando que a empresa tem programada a realização de “dois alargamentos, que avançam provavelmente no próximo ano, e de uma série de beneficiações” de vias.
Os alargamentos a realizar são, segundo a mesma fonte, na Autoestrada do Norte (A1), entre Carvalhos e Santo Ovídeo, e na Autoestrada Porto/Amarante (A4), entre Águas Santas e Ermesinde.
Entre os investimentos previstos estão também as beneficiações de pavimento dos sublanços Albergaria/Estarreja (A1), nó A2/A6/A13/Alcácer do Sal (A2), Ponte de Lima Sul/Ponte de Lima Norte (A3), Estádio Nacional/Oeiras (A5) e Évora Nascente/Évora Poente (A6).
A Brisa tem em curso as obras de construção do Nó de Soure e, este ano, fez várias beneficiações, entre as quais os sublanços Vila Franca/Carregado (A1), Coimbra Sul/Coimbra Norte (A1) e Ermesinde/Valongo (A4).
No que respeita ao tráfego, o porta-voz da Brisa disse que, nos meses de outubro e novembro, foram identificados sinais de uma “retoma moderada”, em relação ao mesmo período do ano passado, o que “pode indiciar alguma recuperação, que terá de ser confirmada no próximo ano”.
O responsável disse ainda que “não haverá atualização das taxas de portagem em 2014”.
A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens estabelece que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente conhecida até dia 15 de novembro, data em que os concessionários devem comunicar ao Governo as suas propostas de aumentos dos preços.
Em 12 de novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no Continente em outubro foi de -0,27%, indiciando a manutenção dos preços em 2014, como a Lusa noticiou na altura.
A Brisa Concessão Rodoviária, que detém a rede principal de autoestradas da Brisa, compreende 11 autoestradas, num total de 1.099 quilômetros em operação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: